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O guia completo do Funil de Vendas

Um funil de vendas é um sistema inteligente de navegação, programado para levar pessoas até determinado desejo ou objetivo - como uma compra, um cadastro, uma assinatura e etc. É um modelo estratégico de consumo que ilustra o percurso teórico que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço, e existem diversas etapas que fazem este direcionamento de forma assertiva e eficaz.

Para saber tudo sobre o funil de vendas, continue lendo este artigo!

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Começando do zero

No processo de execução do funil de vendas, o primeiro passo é identificar o público-alvo no qual você irá concentrar os procedimentos. Se você dispor de poucos recursos, uma estratégia focada em quem realmente se interessa por seus produtos ou serviços será muito mais eficiente do que sair atirando para todos os lados a fim de acertar algum alvo. É preciso saber fazer uma oferta irresistível e para isso segmentar seu público é essencial.

Para identificar de forma precisa quais perfis você irá buscar atrair para seu funil de vendas, é fundamental entender como seus clientes se direcionam na hora de comprar, buscando compreender seus hábitos de consumo. Já te contamos aqui dicas para segmentar seu público-alvo. 

Planejamento do funil de vendas

Com o público-alvo definido, construir a estrutura do funil, de acordo com seu objetivo e/ou necessidade. Não existe regra expressa na hora de construir as etapas do funil, nem mesmo ordem. Tudo é baseado no segmento do seu negócio e público-alvo.

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Podemos citar algumas etapas, que são elas:

Prospecção - O ato de ir em busca de clientes em potencial.
Qualificação - Identificar as necessidades e possibilidades dos clientes em potencial.
Apresentação - Mostrar o produto ou serviço ao cliente e explicar por que ele deve comprá-lo.
Maturação - Momento em que o cliente vai avaliar se irá realizar a compra ou não. Lembre-se de que você ainda pode influenciá-lo nessa fase, por meio do chamado "follow-up", ou seja, acompanhamento.
Negociação - É quando o cliente questiona o valor e tenta negociar uma alteração no preço. Já te contamos aqui técnicas certeiras de negociação.
Fechamento - A finalização do negócio, com o encaminhamento das questões burocráticas como a construção do contrato, pagamento, etc.
Pós-venda - Depois de concretizar um negócio, é importante acompanhar seus clientes e dar toda a assistência possível. Isso vai gerar satisfação e fidelizá-lo.

Para entender

Fizemos um esquema didático e simples para a compreensão do funil de vendas:

Na prática

O Funil de Vendas assertivo pode ser considerado como um processo que se inicia na atração dos visitantes em sites de busca, redes sociais ou sites de assuntos relacionados ao seu negócio. Logo após, o funil identifica quais destes visitantes tem real ou potencial interesse pela sua proposta, conquista a confiança deste visitante, estabelece relacionamento e o converte em cliente. Algumas etapas são:

Website: Website profissional otimizado nas versões desktop, tablet e smartphone.
Blog: Página temática da empresa com linguagem otimizada.
Anúncios: O anúncio facilita o processo de encontro de seu negócio. 
Páginas de captura: Forme uma lista de contatos com potenciais clientes por meio de landing pages.
Redes sociais: Posicione sua empresa em todas as redes sociais possíveis, para denotar ao cliente o quanto você é presente no meio online,
E-mail marketing: Mantenha relacionamento com potenciais clientes através do sistema profissional de e-mail marketing autoresponder.

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Pós funil

Seu cliente estará sempre em sua lista, mesmo que no futuro você trabalhe com outros produtos ou empresas, o seu funil e a sua lista permanecem com você e o seu único trabalho nessa fase será o de editar as novas informações referentes aos produtos ou empresas.

A DM Mídia é especialista no diagnóstico, planejamento e execução de funil de vendas. Fale conosco e saiba mais!

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