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Saiba tudo sobre buzz marketing e marketing viral!

DM Mídia      segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

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Saiba tudo sobre buzz marketing e marketing viral!

Volta e meia uma marca ou empresa propaga uma campanha que torna-se muito falada por clientes e internautas, o que acaba gerando um impacto - em grande maioria, positivo - para a marca em questão, e fazer este tipo de campanha muitas vezes torna-se o objetivo de várias empresas: levar ao conhecimento do público seus produtos ou serviços de uma maneira viralizada. Pensando nisso, trouxemos neste artigo as diferenças entre buzz marketing e marketing viral. 

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Afinal, o que é buzz marketing?

Buzz Marketing é um tipo estratégico de marketing focado em ocasionar comentários, opiniões e burburinho sobre a sua marca ou sua campanha. O buzz, neste contexto, vem do termo em inglês que significa “algo que cria estímulo ou animação”.

Nesta estratégia do marketing, o foco é chamar a atenção das pessoas, quase como uma evolução do boca a boca. tendo o intuito e preocupação de projetar motivos para que sua marca torne-se o assunto preferido entre os usuários das redes sociais, por exemplo. Em grande maioria, o buzz marketing não é diretamente explanado como publicidade, uma vez que não possui o objetivo direto de vender, mas sim criar comentários e discussão sobre algum assunto ou produto.

Em suma, o principal objetivo do buzz marketing é dar credibilidade à um produto ou serviço que desejamos divulgar, para que se tornem objetos de discussão na imprensa e também nas redes sociais, adicionando assim, mais valor a marca.

E marketing viral?

Marketing viral é uma estratégia de marketing com o foco voltado para a criação de uma peça ou campanha que seja “viralizável”, em outras palavras, que tenha um forte índice de compartilhamentos.

No geral, o marketing viral está atrelado à produção de conteúdos relevantes e atrativos para o internauta. No caso do marketing viral, o foco é a criação de conteúdo que seja convidativo o bastante para ser compartilhável e algo que gere no internaura o desejo de passar aquilo para frente.

A principal vantagem ao se investir no marketing viral é fazer com que os internautas atuem como divulgadores do conteúdo que você criou, Ou seja: de tal forma onde por livre e espontânea vontade, o internauta estará propagando a marca.

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Qual o mais eficaz?

Apesar de parecerem iguais, cada um possui um diferencial e um foco específico. O buzz marketing destina-se à criar um diálogo ou um debate sobre uma marca ou produto. Já o marketing viral serve para propagar uma mensagem, imagem ou marca de maneira espontânea e efetiva.

Os resultados das duas estratégias de marketing também são diferentes. No caso do buzz marketing, por exemplo, a pretensão principal é agregar valor para a marca através de uma discussão guiada por pessoas e pela imprensa, estimuladas por uma campanha específica. Já no marketing viral, o resultado pretendido é gerar um grande número de compartilhamentos e alcançar muitas pessoas em pouco tempo.

E aí, depois deste artigo, conta pra gente: entre marketing viral e buzz marketing, já decidiu qual a melhor estratégia para a sua empresa? Conta pra gente nos comentários!

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