google.com, pub-7558991128014188, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Tudo sobre pesquisa de marketing

DM Mídia      quarta-feira, 10 de maio de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Tudo sobre pesquisa de marketing

Entender as principais necessidades de seus clientes, o que eles precisam, o que procuram, as tendências mercadológicas que permeiam seu negócio e avaliá-las são de suma importância para empresas e negócios. A partir dessas informações, as chances de antecipar crises, encontrar melhores oportunidades e realizar ações de forma mais assertiva são muito maiores. Pensando nisso, trouxemos este artigo com base em tudo sobre pesquisa de marketing.

Para saber tudo sobre pesquisa de marketing, continue lendo este artigo! E para mais dicas e novidades, curta nossa Fanpage.

Pesquisas de marketing

Uma pesquisa de marketing pode ser caracterizada como todo procedimento de coleta, análise, interpretação e apresentação de dados mercadológicos, que possuem o motivo de procura de soluções para problemas do marketing de uma empresa ou negócio.

Vantagens

Fazer uma pesquisa de marketing agrega diversas vantagens e benefícios para seu negócio. Dentre eles, podemos citar a identificação de oportunidades e negócios, onde sua empresa pode facilmente expandir as áreas de atuação com base em pesquisas que agreguem resultados positivos para novos segmentos. Também é possível à empresa compreender de maneira mais assertiva o mercado em que a empresa se encontra, bem como elaborar estratégias melhores de ações, à fim de expandir ainda mais os negócios. Outra vantagem da pesquisa de marketing é o reconhecimento de um problema de marketing na empresa e o encontro da possível solução para tal.

Compartilhe este post e marque seus amigos!

Como fazer uma pesquisa de marketing?

Defina o Problema 

A primeira etapa do processo de pesquisa de marketing é a definição do problema, seja ele qual for. Pouco retorno de marketing? Pouca rentabilidade nas ações planejadas?! Baixos resultados? Ao definir o problema, fica mais fácil traçar um caminho assertivo rumo a pesquisa de marketing. 
Sua empresa pode, por exemplo, avaliar novas oportunidades de negócio, ou mesmo melhorar e ampliar as práticas atuais. Mas como isso funciona na prática? É simples: uma equipe de desenvolvimento de produtos pode estar querendo saber qual o preço que os consumidores estão dispostos a pagar por um novo aparelho de TV.

Definir o Projeto 

A próxima etapa após a definição do problema, é definir o projeto de pesquisa, que inclui a definição de como vai ocorrer o processo de planejamento da coleta dos dados, e também como estes dados serão analisados.  Neste processo, quanto mais partes interessadas estiverem envolvidas no processo de elaboração do projeto de pesquisa, melhor será a utilização dos recursos alocados para a realização da pesquisa. 

Nesta etapa é importante também definir o objetivos da pesquisa, que normalmente estarão relacionados à resposta do problema de pesquisa. A definição do objetivo da pesquisa é primordial para que possa ser definido qual o método mais adequado para a realização da pesquisa. 


Metodologia 

Durante o desenvolvimento do projeto, após a definição do problema e dos objetivos de pesquisa, deve-se definir a metodologia que será utilizada para que o objetivo seja atingido. 
Existe uma diversidade de métodos diferentes que podem ser utilizados para se atingir estes objetivos. Cabe escolher qual mais se enquadra no perfil, objetivo e público da empresa.

Essas foram as nossas dicas! Não esqueça de nos contatar caso precise de marketing digital em seu negócio.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Comentários