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Persona: crie já a sua

DM Mídia      sexta-feira, 12 de maio de 2017

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Persona: crie já a sua

Uma pergunta muito feita para empreendedores e empresários é: “quem é o seu público alvo?” Essa pergunta é de suma importância, pois compreender o comprador é fundamental no desenvolvimento de produtos e serviços e para a produção de conteúdo para obter leads. Para a produção de conteúdo, o público alvo pode ser esmiuçado até chegarmos à criação de uma persona, que é a definição do cliente típico, com todas as características de compra bem definidas. Pensando nisso, trouxemos tudo sobre personas e como criá-las!

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O que é persona?

Persona é ao conceito fictício de seu cliente ideal. A persona baseia-se em dados verídicos obtidos através do comportamento e das características dos clientes, assim como a percepção de suas necessidades, objetivos, preocupações e seus desafios. A definição assertiva de personas estão altamente ligadas ao público-alvo, de modo que em uma análise seja possível identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Diferenças

Persona e público-alvo não são sinônimos! Apesar de terem certa ligações, ambos não são iguais. Vejamos um exemplo: o público alvo de uma vidraçaria são homens e mulheres, de 25 a 50 anos, que residam em casa e possuam renda mensal de R$3.000,000. A persona desta mesma vidraçaria: José Luiz tem 33 anos, é recém-casado.  Deseja reformar a casa que comprou com sua esposa e acredita que o vidro é o melhor material para construções e decoração, por ser elegante, resistente e seguro.

Público-alvo é basicamente uma parcela generalizada de quem se interessa por seus produtos e serviços. Já a persona é a humanização do seu cliente ideal, de maneira exclusiva e personalizada.

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Perguntas que podem ajudar a definir uma Persona

Após levantar algumas informações, você vai precisar orientar-se pela maioria de seus clientes, principalmente para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua Persona:

– Quem é o seu potencial cliente?
– Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
– Quais são as atividades mais comuns que ele realiza?
– Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
– Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
– No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
– Quem influencia suas decisões?

Tenha em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu produto ou serviço está buscando algo na área de atuação de sua empresa. Pense no que ela pode estar interessada, como por exemplo, os problemas que ela enfrenta no dia-a-dia relacionados ao seu setor.

Como criar a sua Persona?

Neste passo você irá detalhar o perfil do cliente à partir das respostas obtidas. Isto se tornará peça fundamental, pois você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez. Não esqueça de levar em consideração que a Persona pode ser um visitante que acabou de chegar e você ainda não conhece, nem está procurando sua empresa. Ou seja, se você falar apenas de seus produtos ou dar somente informações institucionais sobre sua empresa, a chance desse visitante sair correndo de seu blog ou perfil é grande.

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