google.com, pub-7558991128014188, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Nicho de mercado: qual a importância?

DM Mídia      sexta-feira, 10 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Nicho de mercado: qual a importância?

Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem à empresa.

Para saber tudo sobre nichos de mercado e sua importância, continue lendo este artigo!

Receba dicas e novidades em primeira mão curtindo nossa FanPage!

Definição

Nicho de mercado de maneira geral, consiste em um sub-mercado onde uma pequena parcela dos clientes e consumidores de um mercado relativamente maior provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço. Nichos, mercados e sub-nichos são de extrema importância. Essa parte de um segmento de mercado em que os indivíduos possuem características e necessidades homogêneas, e os últimos são não totalmente coberto pelo geral oferta do mercado. 

Características

Em geral, um nicho de mercado possui características específicas, tal como: a fração de um segmento de mercado: ou seja, cada nicho de mercado apresenta algumas peculiaridades que os distinguem do segmento como um todo, sendo um pequeno grupo: tornar pessoas, empresas ou organizações em uma quantidade reduzida (em comparação com o segmento de mercado a que pertence). Além disso, possuem necessidades ou desejos específicos e similares: normalmente, eles consistem de necessidades ou desejos muito específicos, e que também têm o seu grau de complexidade; portanto, este grupo está disposto a pagar um "extra" para comprar o produto ou serviço que atenda às suas expectativas, levando em consideração a vontade de satisfazer suas necessidades ou desejos: ou seja, apresentou uma "boa predisposição" para a compra de um produto ou serviço que atenda às suas expectativas e no caso de empresas ou organizações, tem a "capacidade de tomar decisões de compras".

Como encontrar seu nicho de mercado

Como uma regra geral, para achar nichos de mercado você precisa subdividir o seu mercado principal, montando uma linha de raciocínio até o que você faz e quem busca atingir. Para encontrar bons nichos, procure relacionar o que com quem, entendendo quem é o seu público, o que ele busca e o que você pode oferecer a ele.

Exemplo:

Escola de música>escola de violão>escola de violão para canhotos
Salão de beleza>cabeleireiro>cabeleireiro para cabelos crespos

Com a ajuda dos nichos de mercado, é possível trazer conteúdo especifico e garantir a satisfação e o apoio do consumidor, que se sentirá seguro no direcionamento feito por você dentro do mercado geral.

A DM Mídia tem o planejamento estratégico perfeito para sua empresa. Contate-nos e saiba mais! 

Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Comentários