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Mulheres empreendedoras que vão te inspirar!

DM Mídia      quarta-feira, 8 de março de 2017

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Mulheres empreendedoras que vão te inspirar!  

O mundo do empreendedorismo, em sua maioria, é composto por homens. Porém, um estudo da Serasa Experian revelou que mais de cinco milhões de brasileiras são empreendedoras. As mulheres estão à frente de 43% dos negócios do país, a maior parte delas (98,5%) atuando como MEI ou sócias de micro e pequenas empresas. Porém, nas grandes corporações o cenário é outro: apenas 0,2% das empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas. Trouxemos no Dia da Mulher, mulheres empreendedoras que vão te inspirar!

Para conhecer histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras, continue lendo este artigo!

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Zica Assis

Zica Assis, ex-faxineira, nada mais é que a dona dos salões Beleza Natural, especializados em cabelos cacheados e crespos. São 13 salões, 1.700 funcionários, um centro de desenvolvimento técnico, uma fábrica de produtos próprios capaz de produzir cerca de 300 toneladas por mês de produtos e um crescimento de 30% ao ano.

A constante insatisfação com seus cabelos crespos e amarrados levaram Zica a buscar uma solução que domasse os fios sem que fosse preciso alisá-los. Porém o mercado não dispunha desse tipo de produto. Então Zica fez um curso de cabeleireira e, através de mistura de produtos, ela encontrou a fórmula do Super Relaxante e abriu um novo nicho de mercado que não era muito explorado no início da década de 90.

Hoje, Zica tem unidades no Rio de Janeiro, Vitória e Salvador e continua crescendo por todo o país. Também já recebeu alguns prêmios como Empreendedor do Novo Brasil (2005), Empreendedor do ano Ernst & Young (2006), Mulheres Mais Influentes do Brasil (2007), Mulher Empreendedora de Alto Impacto do Ano VeuveClicquot (2011) e Prêmio Claudia - Categoria Negócios (2012).

Telma Maia Polo

Há cerca de 30 anos, a enfermeira Telma Maia Polo já fazia sucesso vendendo calçados como sacoleira no hospital em que trabalhava. Ela incrementava sua renda revendendo sapatos comprados na capital. Telma era sacoleira, viajava e voltava com malas cheias de pares. Vendia para as amigas dos hospitais da cidade. Hoje, ela está à frente da rede de lojas de sapatos e acessórios femininos Lessô, fundada por ela há 28 anos e que possui duas lojas próprias e 16 franquias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste de São Paulo.

Já naquela época, a vocação comercial de Telma era tão grande que não demorou para que ela trocasse de profissão e apostasse suas fichas numa loja de calçados. Alugou a garagem de uma amiga e montou o estabelecimento com apenas algumas prateleiras e poltronas para que as clientes pudessem experimentar os sapatos.

A sorte é que a garagem da amiga ficava ao lado de uma famosa butique da cidade. Então, o movimento de mulheres era grande. Segundo ela, mesmo as clientes da butique entravam por “curiosidade” na sua garagem e encontravam sapatos diferentes dos que havia na cidade. Telma foi criando relacionamento, conquistando clientes, e Por seu empreendedorismo, Telma ficou entre as 10 finalistas do prêmio Mulher de Negócios do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 2010.

Regina Tchelly 

Uma cozinheira autodidata, Regina Tchelly. Uma infância com horta e pé no chão. Uns terrenos vazios e moradores com vontade de cultivar. Esse foi o começo do projeto Favela Orgânica que começou em 2011 nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, zona sul do Rio de Janeiro, com apenas R$140,00 de investimento.

No final das contas, uma quantidade enorme de raízes, cascas e talos de verduras que antes iam aumentar o lixo doméstico hoje, com as receitas inovadoras da Regina Tchelly, viram pratos nutritivos, coloridos e muito interessantes.

Sua missão é modificar a relação do ser humano com os alimentos, conscientizando as pessoas sobre cada etapa do ciclo da alimentação: começando do planejamento das compras e indo até o preparo e o descarte do alimento. Desta forma, possibilita a criação de hábitos e práticas alimentares responsáveis em relação ao meio ambiente e saudáveis para famílias e comunidades. Plantar ou planejar as compras, escolher os alimentos, preparar as refeições, consumi-las e cuidar minuciosamente dos resíduos são ações de extrema importância, que demonstram amor ao próximo e ao nosso planeta.

Sarah Lazaretti 

A dificuldade constante para conseguir tratar as alergias da filha Marina fizeram com que Sarah Lazaretti deixasse a Enfermagem para se dedicar aos negócios. Junto com a irmã bióloga investiu, então, em uma loja para alérgicos. Com o mercado bastante carente desse tipo de produto e um nicho crescente, nasceu em 1993 a Alergoshop, que hoje é referência em todo o Brasil.

A expansão da empresa foi cuidadosa e somente quase 20 anos depois da abertura da primeira loja, Sarah resolveu iniciar o sistema de franquias. Hoje já são 9 unidades franqueadas e revendas em todo o país.

E inovação é a palavra-chave dos negócios de Sarah. Com um catálogo que inclui mais de 300 produtos naturais e hipoalergênicos, a pesquisa é constante. Em 2011 a empresa recebeu o prêmio Atualidade Cosmética 2012, na categoria Cosmético Responsável, por causa da linha Total Care, que possui fórmula que exclui 105 substâncias com potencial nocivo.

Isabella Delorenzo 

Os brownies são uma febre em todo o Brasil. O pedaço, no pote, com cobertura, com recheio, gourmet, no palito, só as bordinhas, etc. São vendidos de todo tipo e para todos os gostos. Conheça a histórias de uma das pioneiras deste segmento.

Isabella Delorenzo transformou sua loja virtual em uma rede de lojas físicas. Criada em 2009, a The Brownie Shop nasceu como um e-commerce especializado na venda de brownies. Isabella foi pioneira no segmento no Brasil: sua loja foi a primeira a comercializar brownies artesanais.

A empreendedora, formada em Economia, trabalhou por 15 anos na área financeira antes de ter seu próprio negócio. Em uma dessas empresas, Isabella conheceu seu futuro marido e sócio. Unindo suas economias, os dois decidiram empreender e Isabella entrou de cabeça, pediu demissão e dedicou-se totalmente ao negócio.

Buscou então especializações e cursos de formação nos Estados Unidos, para dominar a arte do brownie e do marketing em gastronomia. De volta ao Brasil, Isabella optou por iniciar a The Brownie Shop como loja virtual, economizando o investimento inicial – afinal, com as vendas pela internet, ela não precisou arcar com os custos de montagem de uma loja física. Hoje, a The Brownie Shop conta com quatro endereços físicos. 

E aí, sentiu-se contagiado por essas histórias inspiradoras? Conta pra gente!

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