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Guia definitivo do Google Analytics

DM Mídia      quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

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Guia definitivo do Google Analytics

Ao traçar estratégias e campanhas para sua empresa, é importante possuir métricas de avaliação precisar para avaliar os resultados obtidos, visando buscar entendimento de quais ações e campanhas funcionam melhor para seu público-alvo e sua empresa. O Google Analytics é um mecanismo do Google que faz relatórios de visitas para seu website ou blog, muito bem segmentado e completamente gratuito.

Para saber tudo sobre o Google Analytics, continue lendo este artigo!

O que é?

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.

É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinadas campanha de marketing online fazendo exatamente o que esperávamos no projeto inicial, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.

Vantagens e benefícios

Ferramentas de Análise

A plataforma de relatórios é robusta e de fácil utilização, permitindo ao utilizador decidir os dados que pretende ver e personalizar os seus relatórios apenas com alguns cliques.

Análise de Conteúdos

Os relatórios de Conteúdo servem para identificar as seções do seu Website que registram um bom desempenho e as páginas que são mais populares, o que lhe permite melhorar a experiência dos seus clientes.

Análise de Redes Sociais

A Web é um espaço social e o Google Analytics permite-lhe medir o sucesso dos seus programas de redes sociais. Pode analisar o modo como os visitantes interagem com funcionalidades de compartilhamento no seu Website (como o botão +1 do Google) e também com o seu conteúdo nas várias plataformas de redes sociais. 

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Análise para Dispositivos Móveis

Também é capaz de medir o impacto dos dispositivos móveis no seu negócio. Além disso, se cria aplicações para dispositivos móveis, o Google Analytics oferece SDKs (Software Development Kits) para iOS e Android, de modo a poder avaliar como as pessoas utilizam seus aplicativos.

Análise de Conversões

Descubra quantos clientes foram atraídos, qual é o volume de vendas e como os utilizadores estão interagindo com o seu Website através das várias funcionalidades de análise do Google Analytics.

Análise de Publicidade

Descubra qual o desempenho de seus anúncios e campanhas. Associe a atividade do seu Website às suas campanhas de marketing para obter uma visão completa e melhorar o desempenho da sua publicidade.

Métricas

- Sessão: Este é o número total de visitas que o site recebeu no período analisado, onde a configuração básica é dos últimos 30 dias. Esse gráfico irá mostrar a variação da sua audiência, quantas pessoas estão acessando o seu site e qual o tráfego total que você está obtendo.

- Usuários: Este é o número de pessoas que visitaram seu site somente uma vez no tempo definido (novamente, a configuração básica é de 30 dias).  Se uma pessoa acessou seu site apenas uma vez ontem e uma vez hoje, ela será considerada um visitante único em ambos os dias. Entretanto, ela será uma visita recorrente ao analisar o relatório mensal.

- Taxa de Rejeição: É a porcentagem de pessoas que deixam o seu site após visualizarem apenas uma página.

- Páginas por visita: É o número médio de páginas que um visitante acessa em seu site. Por isso, essa métrica deve ser acompanhada juntamente com a Taxa de Rejeição.

- Duração média da sessão: É o tempo gasto por um visitante em seu site. Apesar de influenciar e ser influenciado pelo número de páginas visitadas, não é diretamente dependente deste.

- Busca Orgânica: São as pessoas que encontraram seu conteúdo através de pesquisas por palavras nos sites de busca.

- Social: Essas são as visitas que você recebeu através de anúncios ou postagens em mídias sociais, como o Facebook ou o LinkedIn. Com isso você conseguirá saber quais redes sociais estão gerando os melhores resultados e em quais você deve focar seus esforços e aumentar seus investimentos.

- Email: Uma das ferramentas mais poderosas para a divulgação de conteúdo é a utilização de emails marketing e newsletter. Todas as visitas que você conquistar através dessas ferramentas serão computadas aqui, e você poderá realizar seus testes, buscando as melhores opções.

- Direta: Essas são as visitas que chegam por buscas diretas, ou seja, digitando a URL do seu site no navegador.

- Referências: Referências são aqueles visitantes que chegaram ao seu site através de outro site, que não seja um mecanismo de busca.

- Buscas Pagas: Aqui estarão todas as pessoas que chegaram a seu site após clicarem em um anúncio seu em mecanismos de busca, URLs marcadas como pagas (para campanhas por exemplo) ou no Adsense. 

Conhece alguém que pode beneficiar-se com essas informações? Compartilhe este post em suas redes sociais e marque seus amigos!

Em suma, Google Analytics é a ferramenta de análise métrica mais completa que você pode usar gratuitamente na Internet, com centenas de recursos que podem te ajudar a fazer mais negócios e melhorar a performance do seu site. A DM Mídia trabalha com métricas avançadas para analisar o que funciona melhor para seu negócio! Contate-nos e saiba mais. 

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