google.com, pub-7558991128014188, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Facebook Ads: o guia completo

DM Mídia      segunda-feira, 6 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos


Facebook Ads: o guia completo

Está cada vez mais difícil obter um bom alcance no Facebook somente orgânico (não pago). Por isso, aprender o que é e como usar o Facebook Ads é fundamental para conseguir maiores resultados de maneira assertiva e eficiente.

Para saber dicas e informações importantes para melhorar seus resultados no Facebook, continue lendo este artigo!

Facebook: breve análise

O Facebook possui mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo e, entre eles, mais de 90 milhões são brasileiros.  Desses 90 milhões brasileiros cadastrados no Facebook, 50 milhões deles acessam a rede todos os dias através de dispositivos móveis.

Com o constante crescimento de novos usuários e diversos conteúdos publicados diariamente, torna-se cada vez mais difícil a exibição de seu conteúdo para todas as pessoas que seguem sua página, tendo em vista a quantidade de empresas que buscam visibilidade na rede social.

Para filtrar esse grande número de conteúdo, o Facebook possui um algoritmo chamado Edge Rank que determina o conteúdo mais relevante para cada usuário com base nas experiências dele no Facebook. Por isso, por mais que você busque incansavelmente melhorar o conteúdo da sua página a fim de aumentar seu alcance orgânico, o investimento pago é essencial para conseguir ótimos resultados.

Para mais dicas e novidades, curta nossa Fanpage!

 

Aproteveite também e aprenda tudo sobre facebook com estes cursos e ferramentas abaixo:

O Facebook Ads

Se você ainda não sabe o que é, o Facebook Ads nada mais é do que a ferramenta de publicidade do Facebook que permite divulgar anúncios de diversos formatos.

Ele torna-se extremamente assertivo pois possibilita a segmentação de cada anúncio de acordo com o perfil do usuário que você deseja alcançar, seja por sua localização, sexo, faixa etária ou interesses. Delimitar o público alvo torna as chances de alcançar aquelas pessoas que possam adquirir, curtir ou apenas comentar seus produtos/serviços muito maiores.

Público Alvo e Segmentação

No ato de criar um novo anúncio, sempre será requerido a você definir o público alvo em que há a pretensão de atingir. Para isso, o Facebook permitirá você definir diversas segmentações e especificações, conforme explicitaremos a seguir:

- Localização (país, estado, cidade e até mesmo região do seu endereço): neste quesito, é possível delimitar a localização das pessoas que você deseja que vejam seu anúncio. Por exemplo: se você possui um negócio local, recomenda-se utilizar a localização de sua cidade, ou região de bairros – o que torna as chances das pessoas que irão ver seu anúncio e ir até seu negócio local maiores, ou ainda, se possui uma loja on-line pode delimitar a localização para todo o Brasil, a fim de realizar vendas a nível nacional.

- Idade: A idade também é um quesito importante e deve ser colocada de maneira assertiva para gerar mais resultados para seu negócio. Por exemplo; se você possui uma loja que trabalha com roupas direcionadas para o público entre 18 a 30 anos, não convém deixar a idade indefinida, ou ainda, delimitar a idade de 15 a 60 anos, pois este não é o seu público alvo e as chances dessas pessoas adquirirem seus produtos são mínimas, o que gera um desperdício de verba.

- Gênero: Delimitar o gênero também é de suma importância, uma vez que se você trata sobre maquiagem e itens de beleza, dificilmente um anúncio atrairá um homem, por exemplo.  Voltamos a explicitar a importância de definir seu público alvo, o que torna a construção de um anúncio assertivo mais fácil.

- Diversos outros dados demográficos como relacionamento, formação, ocupação, domicílio, afinidade étnica, geração, pais, política e acontecimentos: Estes dados são mais específicos e requerem estudo para saber se compensam defini-los de acordo com seu negócio.

- Interesses: Os interesses estão atrelados a forma como o internauta se porta perante o Facebook. As páginas que curte, os posts que compartilha, ou seja, os gostos e interesses do internauta no Facebook. O que o seu público gosta de fazer? No interesses é possível delimitar.

- Comportamento: O comportamento consiste em quais plataformas o internauta utiliza para usar o Facebook, o comportamento de compra do consumidor, como ele se direciona a fazer uma compra, etc.

É importante você delimitar e compreender o comportamento do seu público-alvo na hora da compra para criar uma campanha no Facebook bem-sucedida. Direcionando o investimento da maneira correta, você obtém mais resultados e foge do desperdício de verba. Caso sua empresa ou negócio possua mais de um tipo de perfil de consumidor ou público alvo, você também pode criar campanhas individuais, direcionando cada uma delas para um público específico. 

Orçamento: como investir?

Atualmente, o Facebook dispõe de duas maneiras de investimento, que são elas:

Orçamento Diário

No orçamento diário, você indica ao Facebook a quantia que gastará em cada dia de anúncio, seja para anúncios sem data para término, onde você possui a escolha de cancelar no momento que achar necessário, ou com data de início e término. 

Orçamento Vitalício

No orçamento vitalício, o valor especificado será o máximo que você gastará durante a vida útil do seu anúncio, seja para um único dia ou para uma programação específica de dias e horários. 

Retorno Sobre Investimento

É de suma importância mensurar os resultados de sua campanha constantemente, visando identificar se ela está sendo positiva ou não. Já te contamos aqui como mensurar resultados das redes sociais.

Tudo que precisa para ter sucesso com  facebook ads com estes cursos e ferramentas abaixo:

Tipos de anúncio

Atualmente, o Facebook Ads disponibiliza os seguintes tipos de anúncio (direcionamento):

- Impulsionar suas publicações: neste módulo, o anúncio tem como propósito impulsionar determinada ou várias postagens;

- Promover sua Página: neste tipo de anúncio, o foco é promover sua página a fim de gerar mais curtidas de página;

- Enviar pessoas para o seu site: quando o anúncio é direcionado para enviar as pessoas para seu site, o anúncio serve como um ‘gancho’, de forma a levar usuários do Facebook para seu blog;

- Aumentar conversões no seu site: Parecido com o  anterior, o foco deste tipo anúncio é aumentar a conversão em seu site, ou seja, converter usuários do Facebook em visitantes de seu site;

- Obter instalações para seu aplicativo: neste anúncio, o foco é para quem possui um aplicativo e deseja divulgá-lo a fim de gerar instalações;

- Aumentar o envolvimento com seu aplicativo: também para quem possui um aplicativo, o envolvimento é não só gerar instalações, mas fazer com que pessoas interajam inteiramente com seu aplicativo;

- Alcançar pessoas próximas à sua empresa: neste anúncio, o foco é ‘chamar’ pessoas para seu negócio local. Por exemplo, se você possui um restaurante onde existem empresas próximas, o foco deste anúncio é o ideal: alcançar pessoas que estão próximas a sua empresa para irem almoçar, por exemplo;

- Aumentar a participação no seu evento: se você está organizando um evento, workshop, palestra e afins, este tipo de anúncio é o ideal: ele propaga seu evento a fim de gerar mais participações;

- Fazer as pessoas obterem sua oferta: se você está fazendo uma oferta ou vendendo algum item, este tipo de anúncio pode ser utilizado, instruindo o cliente em potencial a obter sua oferta;

- Obter visualizações do vídeo: voltado diretamente para vídeos, este tipo de anúncio é indicado para fazer a propagação de vídeos, de maneira a gerar mais engajamento.

Compartilhe este post em seu Facebook e marque seus amigos empreendedores!

Para concluir, aconselha-se também fazer pequenos testes com valores de verba inferiores, a fim de analisar os resultados antes de investir pesado em anúncios, além de testar diferentes tipos de anúncio, buscando o ideal para sua empresa e seus objetivos. Mas, se você deseja investir no Facebook Ads mas não tem muita noção de marketing digital, fale conosco! Temos o planejamento perfeito para sua empresa.

Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Aproteveite também e aprenda tudo sobre facebook com estes cursos e ferramentas abaixo:

Comentários