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Entenda a importância da Jornada de Compra

DM Mídia      terça-feira, 30 de maio de 2017

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Entenda a importância da Jornada de Compra

Antigamente quando se falava em 'processo de compra', pensávamos em apenas uma etapa: comparação entre produtos e marcas. Hoje, o processo de decisão é muito mais complexo e envolve mais etapas, até que a compra seja efetivada. Este processo de decisão é chamado de jornada de compra, e envolve o comportamento do consumidor desde o momento em que ele identifica uma necessidade, até o momento em que ele efetiva a compra.

Pensando nisso, trouxemos este post para você entender a importância da Jornada de Compra! Não se esqueça de curtir nossa FanPage!

Importância da Jornada de Compra

Entender cada uma dessas fases é de extrema importância para o marketing digital, pois é através da identificação e entendimento de cada uma das etapas, que as ações de marketing digital serão aplicadas. Para cada uma das etapas da jornada de compra há um tipo de abordagem e informações específicas que irão conduzir o cliente até a compra. Saiba, a seguir, as etapas da jornada de compra!

Etapas 

A jornada de compra é formada por 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Aprendizado e descoberta

Este é o momento em que seus futuros clientes estão no processo de descoberta e entendimento de suas necessidades em relação a um produto ou serviço. Nesta etapa ainda não possuem nenhum conhecimento sobre seu produto e provavelmente nunca ouviram falar sobre sua marca. Neste momento seu foco não deve estar em mostrar sua marca ou produto, mas sim em falar sobre os eventuais problemas que seu publico alvo apresenta e para os quais seu produto tem a solução. Quando seu publico alvo se deparar com este conteúdo ele irá se identificar com a situação e irá descobrir suas necessidades, que estarão relacionadas ao seu produto ou serviço. Nesta etapa é muito importante conquistar audiência, pois é atraindo o máximo de pessoas possíveis que você irá identificar seus futuros clientes.

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Reconhecimento do Problema

Agora seu cliente já reconhece que possui um problema ou necessidade ligados ao produto ou serviços oferecidos pela sua marca. Neste momento o consumidor parte em busca de mais informações sobre o assunto. A forma mais comum de realizar essa busca de informações é através de sites de buscas como o Google, por isso é de extrema importância que seja definida uma ótima estratégia de palavras-chave, pois é dessa forma que o seu conteúdo chegará até o consumidor. Para definir as palavras-chave de forma eficiente, é necessário que você entenda o que o seu futuro cliente está buscando, e as alternativas para possíveis palavras que ele utilizará para realizar a busca. Neste momento seu cliente está buscando as possíveis alternativas que existem no mercado para a solução do seu problema, é preciso passar credibilidade ao oferecer uma solução, por isso testemunhos de clientes e reviews são bastante valorizados nesta etapa.

Consideração da solução

Nesta etapa o seu futuro cliente já possui informações suficientes para escolher algumas marcas como alternativas para a solução do seu problema. Agora ele irá avaliar as alternativas que possui, realizando comparações entre a sua marca e as demais em relação ao que cada uma tem a lhe oferecer. Este é o momento de oferecer o máximo de informações possíveis sobre sua marca ou produtos, e os motivos pelos quais ele deve ser escolhido. Ele precisa ter consciência do quanto o seu produto é capaz de resolver o problema apresentado, com eficiência acima dos demais produtos que ele descobriu em suas buscas.

Decisão de compra

Seu objetivo foi alcançado, o consumidor optou pela sua marca! Agora é o momento em que você deve oferecer a ele melhores condições para que a compra possa ser concluída. Esta é a etapa em que deve acontecer a abordagem comercial, e ela precisa ser perfeita, de forma que seu cliente tenha tranquilidade em relação a escolha que fez. Devem ser oferecidas vantagens adicionais e benefícios para a efetivação da compra imediata.

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