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Dicas de design para arrasar no Marketing Digital

DM Mídia      terça-feira, 2 de maio de 2017

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Dicas de design para arrasar no Marketing Digital

Quando se fala em marketing digital, muitos pensam logo de cara em técnicas de SEO, posicionamento estratégico, ações de rankeamento e afins. Porém, muitos se esquecem do básico: o design. O design tem importância fundamental no marketing digital, e é responsável pelos fundamentos mais assertivos visualmente do marketing digital, nunca se esqueça dele! O design deve estar presente em sites, páginas, blogs, e-mail marketing e perfis de redes sociais - sempre acompanhado de um bom visual e usabilidade. Pensando nisso, trouxemos dicas de design para arrasar no marketing digital.

Para saber quais são as dicas de design para arrasar no Marketing Digital, continue lendo este artigo!

Para iniciar, uma pequena pergunta: você sabe o que é design? De acordo com Beat Schneider, design é "a visualização criativa e sistemática dos processos de interação e das mensagens de diferentes atores sociais."

Basicamente, podemos definir design como uma forma de comunicar uma ideia ou conceito, usando processos, elementos e princípios imagéticos. Na prática, é muito mais fácil do que parece, e dividimos as aplicações do design no marketing digital para facilitar a compreensão. Acompanhe:

1. Sites 

Nos sites, antes de qualquer coisa, o design é fundamental. Cuide para que todas as informações importantes e relevantes estejam em primeiro plano na tela, não sendo necessário a rolagem para ler. O design enxuto é vital - usuários são propensos a fecharem páginas carregadas demais. Aconselhamos a utilização do seguinte esquema:

- Chamada principal (nesta chamada, utilize uma frase para caracterizar seu negócio e chamar a atenção do cliente em potencial);
- Pequeno parágrafo (neste pequeno parágrafo, explique ao usuário o que seu negócio oferece, com o que você trabalha e quais melhorias pode agregar na vida do cliente);
- Call to action (a frase call-to-action é responsável por induzir o cliente a tomar uma ação, como 'ligue já!', 'compre já', e etc.);
- Elementos de confiança (como depoimentos de clientes, selos de segurança, cases de sucesso, etc.);
- Formulário de contato (para que o cliente possa contatá-los e entrar na lista de e-mails de seu negócio).

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2. Facebook

Que a página do Facebook de uma empresa é de suma importância, provavelmente você já sabe. Mas não é somente criar a página e colocar qualquer coisa - é importante cuidar para que a imagem da página seja condizente com seu negócio. A imagética do Facebook é dividida em duas partes: avatar e cover.

O avatar é a foto de perfil da página, onde aconselha-se deixar a logo da empresa para fixar na percepção do usuário. Em campanhas ou ações especiais, como o natal, vale mudar para algo que seja condizente com a campanha. O Cover é a 'capa' do Facebook, onde você pode colocar uma imagem que representa seu negócio. Desde fotos à ilustrações gráficas, vale soltar a criatividade e encontrar algo que represente sua empresa. Porém, lembre-se: nestas imagens, quanto menos texto, melhor.

3. E-mail Marketing

Se você é adepto do e-mail marketing, nunca se esqueça do visual da mesma. Assim como toda a postura virtual da empresa, o e-mail marketing deve acompanhar a identidade visual da empresa. Pense como se o cliente já está acostumado com as cores e padrões de sua empresa, e recebe um e-mail com o visual totalmente diferente da sua empresa - a primeira impressão dele será de que aquele e-mail não pertence à sua empresa. Por isso, cuide para que o e-mail marketing siga o mesmo padrão de suas outras redes. 

4. Call To Action

Conforme falamos anteriormente, as frases call to action são muito importantes em seus sites. Recomenda-se o uso de cores fortes, que chamem a atenção do cliente e o instiguem a tomar uma ação. Se você não estiver certo do que irá funcionar, vale a pena realizar testes com cores e fontes diferentes e soltá-las juntas, para descobrir qual alcança mais cliques.

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5. Blogs

Os principais mandamentos dos blogs são: identidade visual assertiva, clareza, facilidade na navegação e praticidade. Pense como um usuário e no quanto a usabilidade de seu site é assertiva. Tome cuidado com tags e marcadores incorretos, e cuide para que haja um sistema de busca interna onde o cliente possa encontrar facilmente pelos temas que precise. Também é válido destacar os posts mais visitados do blog, além de em toda postagem linkar artigos que tenham relação com o que o usuário está lendo. Outro ponto que deve ser destacado são as imagens - use sempre imagens de boa qualidade e que conversem com o que está sendo tratado no post.

Essas foram algumas dicas de design para arrasar no marketing digital! Mas se você não tiver nenhuma noção disto, fale conosco! Temos o planejamento perfeito para sua empresa destacar-se no meio on-line. 

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