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Cores e persuasão no marketing digital

DM Mídia      quinta-feira, 2 de março de 2017

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Cores e persuasão no marketing digital

Você sabia que cada cor influencia diretamente na mente do consumidor? Neste artigo vamos tratar de forma detalhada o impacto, a psicologia das cores e seus significados na mente humana - além de como aplicá-los em seu negócio de forma assertiva, a fim de gerar resultados.

Para saber tudo sobre a persuasão através das cores no marketing digital, continue lendo este artigo!

Neuromarketing

Com o surgimento do neuromarketing, foi possível unir o conhecimento científico da mente com o marketing. Essa união é considerada uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos. 

Através de pesquisas realizadas, os resultados obtidos a partir da neurociência (ramo de pesquisa que usa aparelhos para mapear as áreas do cérebro que regem o comportamento humano). Então, conheça a representação das cores e se prepare para usar o neuromarketing em seus negócios!

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Psicologia das cores

Cor Azul
Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal
Efeito: Em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom mais claro, provoca sensação de frescor e higiene. Está ligado a produtividade e sucesso.

Cor Laranja
Parte do cérebro: Sistema de recompensa – responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa.
Efeito: Mudança, expansão e dinamismo.

Cor Amarela
Parte do cérebro: Sistema de Recompensa.
Efeito: Passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores significa credibilidade.

Cor Rosa
Parte do cérebro: Área Tegmentar Ventral – controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo.
Efeito: Um tom claro dá a ideia de inocência. O tradicional, feminilidade e rompimento de preconceitos. O pink, o desejo de iniciar ações individuais.

Cor Cinza
Parte do cérebro: Putâmen – regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer. Ínsula – coordena as emoções.
Efeito: É a expressão de neutralidade. Pode significar indecisão ou ausência de energia.

Cor Verde
Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidades para conexões emocional e julgamento social.
Efeito: Remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a ideia de ponderações e coerência.

Cor Marrom
Parte do cérebro: Sistema Límbico – estrutura interna que responde pelas emoções.
Efeito: É uma cor pesada. Sugere conservadorismo.

Cor Branca
Parte do cérebro: Córtex Cerebral Esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.
Efeito: Sugere pureza. Cria impressão de luminosidade. Transmite ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia.

Cor Roxa
Parte do cérebro: Pólo Frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato.
Efeito: Pode remeter a mistério. Também se relaciona a calma e sensatez.

Cor Vermelha
Parte do cérebro: Amígdala e Núcleo Accumbens – estrutura ligada ao prazer.
Efeito: Emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade. Em relação ao consumo pode estimular, no caso de alimentos, ou evitá-los (objetos e lazer).

Cor Preta
Parte do cérebro: Amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional.
Efeito: Sugere mistério, curiosidade ou superioridade, além de nobreza e distinção.

O significado e a psicologia das cores aplicadas no marketing digital

Significado da Cor Vermelha
Esta é a cor própria, e uma das mais comuns, dos anúncios publicitários, transmite energia e vigor. Aumenta a atenção, a pressão sanguínea, é estimulante e motivadora. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.

Significado da Cor Laranja
Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados. É de caráter estimulante e relaciona-se com mais com produtos comestíveis.

Significado da Cor Amarela
É a cor mais intelectual, representa calor, já que se associa com o sol ou com o poder, pois se assemelha ao ouro. No entanto, é a cor mais contraditória, podendo simbolizar, inteligência, comunicação, força, alegria, ou inveja, ira, covardia, traição e arrogância. Chama atenção e causa um forte impacto no público, pelo que é geralmente usado nos sinais de trânsito. Pode usar-se em artigos para pessoas que procuram o triunfo e poder. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável o uso em superfícies muito extensas.

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Significado da Cor Verde
Estimulante, indica versatilidade, simpatia e renovação. É considerada uma cor de equilíbrio. Mas comercialmente, tem pouca força sugestiva, pois oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, esperança, natureza, vegetação, saúde, lógica, frescura, crescimento e juventude. Também podem anunciar artigos aparentemente ecológicos ou produtos de menta e em refrigerantes cítricos, pois é símbolo de frescura.

Significado da Cor Azul
Possui grande poder de atração e é neutralizante nas inquietações do ser humano. Acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio. É também a mais fria das cores, porém, a mais atraente. É a cor do infinito, dos sonhos, e remete também à inteligência, emoções profundas e eternas. Pelo que representa, o azul é cor mais utilizada pelas empresas de tecnologia, também usado para embalar alimentos congelados, pois dá a impressão de que estão frios.

Significado da Cor Rosa
É a cor da mulher, reflete ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos, amor e nobreza. Está relacionado com produtos femininos, de maternidade, bem como para os dirigidos ao segmento infantil e pré-adolescente.

Significado da Cor Roxa
É a cor da prudência, remete a sabedoria, filosofia, sofisticação e contemplação. Tem a ver com o emocional, o espiritual e transmite profundidade e experiência. É utilizado para comunicar melancolia, realeza, dor, sentimentos intensos, religiosidade, magia e sofisticação. Na publicidade, é utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc.

Significado da Cor Ouro
Cor representativa do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

Significado da Cor Castanha
Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.

Significado da Cor Café
É uma cor masculina, severa e confortável que dá a impressão de gravidade e equilíbrio. Igualmente se associa com a terra, bosques e o outono. No comércio, é muito utilizado para anunciar produtos da temporada do outono.

Significado da Cor Cinza
Encontra-se na transição entre o alvo e o negro. Simboliza neutralidade, discrição, indecisão, velhice e ausência de energia; também pode comunicar sentimentos de tristeza, dúvida e melancolia. Esta é uma cor que se adapta a tudo. Quando se usa uma cinza prateado, pode ter-se a sensação de brilhantismo, luxo, elegância e velocidade. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.

Significado da Cor Preta
Transmite refinamento, elegância e sofisticação, ainda que também representa o mau, a morte, a escuridão, mistério, bem como poder e elegância. Muitos artigos nesta cor são para pessoas que gostam de exclusividade. Utiliza-se para anunciar e estimular a compra de produtos dispendiosos e de luxo. Deve ser evitado o excesso, pois tende a gerar frustração, apesar de ser expressivo é angustiante ao mesmo tempo.

Agora que você já sabe os impactos causados pelas cores, que tal aplicá-las de forma assertiva em seu negócio?! Para dúvidas, deixe seu comentário!

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