Como vender no Instagram?
DM Mídia sexta-feira, 5 de maio de 2017
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Como vender no Instagram?
Com o crescimento significativo das redes sociais e da Internet como um todo, cada vez mais compras tem sido feitas através do meio on-line. Seja pela praticidade e conforto de receber um produto em casa, seja pela falta de tempo do usuário - é inegável que a internet tem sido um meio vital para a economia do país.
Até mesmo empresas e negócios locais tem migrado para a Internet e as redes sociais, a fim de conquistar não somente o público local e aqueles que transitam próximos ao estabelecimento, mas também o mundo on-line, expandindo seus negócios. Com o Instagram não é diferente - cada vez mais usado para realizar compras de maneira fácil e rápida, o Instagram vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores.
Pensando nisso, trouxemos este artigo, com a finalidade de auxiliá-los em como vender no Instagram. Não se esqueça de curtir nossa Fanpage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!
1. Vitrine
Por ser completamente voltado para o compartilhamento de imagens, o Instagram assemelha-se à uma 'vitrine' on-line. O uso de vitrines em negócios é algo muito comum, pois acredita-se que o cliente 'compra com os olhos' antes de efetuar a compra, de fato. Prova disso é o Visual Mershandising, que engloba toda e qualquer forma de exposição de produto dentro de um ponto de venda. E é essa imagem que é projetada para o consumidor quando este visualiza o produto e a forma como está exposto, e a partir dele cria uma imagem da empresa. Sendo assim, o Instagram torna-se uma potente vitrine virtual, uma vez que o cliente encontrando o perfil de sua empresa e seu nicho de mercado interessar o cliente, o mesmo pode adquirir facilmente seus produtos.
2. Dinâmico
Uma das maiores vantagens do Instagram é o dinamismo. Através do Instagram, o consumo de conteúdo é rápido e prático, o que aumenta significativamente as chances de um cliente em potencial fechar negócio com você. Ele pode estar despretensiosamente olhando a rede social e encontrar algo que o interesse em seu perfil. Por isso, o dinamismo presente no Instagram e sua segmentação bem explorada tornam-o ainda mais assertivo para vendas.
Mas como vender no Instagram? É muito simples! Um pequeno conjunto de ações pode surtir grandes resultados para sua empresa! Acompanhe:
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- Informação
Informação nunca é demais! Na foto do perfil do Instagram da empresa, use seu logotipo para tornar seu negócio algo palpável. Na descrição, utilize o máximo de informações possíveis: localização, se realiza entrega para todo o Brasil, o site da empresa, telefones e e-mails para contato e, se houver, o endereço. Apesar de comprar pela internet ser algo muito comum, algum cliente pode não sentir-se seguro logo de cara, e precisar de algo que endosse a indoneidade da empresa - a informação é crucial! Nas fotos dos produtos, atente-se a explicitar o máximo de informação possível - cores disponíveis, tamanhos, preço, formas de pagamento... Cuide para sanar qualquer dúvida inicial do cliente e não se esqueça: a web é imediatista.
- Fotos de qualidade
Pelo forte apelo visual do Instagram, em hipótese alguma use imagens de baixa qualidade, ou imagens de terceiros. Atente-se a utilizar imagens de qualidade e que passem fielmente os detalhes de seus produtos. Elas podem ser feitas até mesmo pelo celular, desde que recebam uma boa luz e um bom cenário.
- Faça os clientes lembrarem
Crie um padrão em suas fotos que remetam os clientes à seu negócio. Colocar o logotipo nas imagens, fazer uma edição de fotos padronizada e seguir uma escala de cores nas postagens também são ótimas iniciativas para chamar ainda mais a atenção dos usuários e criar uma personalidade à marca que será facilmente relembrada pelos internautas.
- Depoimentos
Depoimentos são de suma importância! Principalmente no InstaStories. Peça para os clientes que já adquiriam seus produtos pelo Instagram para tirarem foto dos produtos e fazer comentários sobre o que acharam do atendimento. Tire prints de tudo e poste no Stories de seu perfil! Saber que outras pessoas já adquiriram seus produtos agrega mais confiança à sua marca perante os clientes em potencial.
- Responda os internautas
É muito importante estabelecer relacionamento com os clientes. No Instagram, se surgirem dúvidas, eles podem lhe contatar através de comentários ou pelo direct. Responda-os sempre, o mais rápido possível! Mostrar que você dedica-se e se empenha em atender à todos também conquista o cliente.
- Experimente!
Não existe uma regra expecífica - tudo vai depender do seu nicho de mercado, público e pretensão. Por isso, experimente! Avalie o que mais chama a atenção dos internautas, observe quais imagens possuem mais engajamento. É testando possibilidades e experimentando métricas de divulgação que você encontrará algo perfeito para seu Instagram bombar com vendas!
Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!