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Como recompensar e manter clientes fiéis

DM Mídia      segunda-feira, 29 de maio de 2017

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Como recompensar e manter clientes fiéis

Pense rápido: o que é mais importante, clientes avulsos que compram poucas vezes em seu negócio ou clientes fiéis que compram regularmente? Se você respondeu a segunda opção, sabe a importância de estabelecer relacionamento com o cliente e de manter clientes fiéis em sua empresa/negócio. Os clientes fiéis são de suma importância para o crescimento e desenvolvimento das empresas. 

Contudo, como manter clientes fiéis? Esta é uma dúvida recorrente na mente de gerentes e empresários. Manter clientes fiéis nem sempre é tarefa fácil, e encontrar meios de recompensá-los pode ser uma opção. Pensando nisso, trouxemos dicas fáceis e simples de como recompensar e manter clientes fiéis. Acompanhe!

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1. Programa de pontos

Essa é uma prática simples, barata e é destaque em muitas empresas de sucesso. Consiste em, de tempos em tempos predeterminados, recompensar o cliente proporcionalmente ao número de aquisições e ao valor de suas compras. Contabilizando o que foi gasto naquele período, ele pode ganhar brindes ou descontos em futuras compras, somando 'pontos' na empresa, o que além de recompensá-lo, também o instiga a adquirir mais.

2. Descontos em datas comemorativas

Quem não gosta de ter seu aniversário lembrado? Ou ainda, um desconto especial em datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados... Envie um email comemorativo de tempos em tempos, de acordo com datas comemorativas que geram uma certa expectativa no consumidor e o presenteie com descontos exclusivos. Outra opção é presentear também no aniversário da própria empresa.

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3. Promoções-relâmpago

A ideia da promoção-relâmpago é oferecer um produto com uma condição especial por um determinado tempo, nesse caso específica para clientes. É interessante limitar o tempo de validade da promoção ou a quantidade de compras possíveis, gerando assim um pouco mais urgência, um gatilho mental que faz com que o cliente queira determinado produto ou desconto por saber que o mesmo é limitado.

4. Bônus de fidelidade

Ofereça um desconto significativo ou um presente quando o cliente completar seis meses ou um ano de cadastro no seu estabelecimento. Isso faz com que ele se sinta lembrado como parte importante da empresa. 

5. Reconheça clientes individualmente

Uma forma completamente gratuita de premiar e reconhecer os clientes fiéis é mostrar um deles em particular na sua página do Facebook ou site, selecionando o “Cliente do Mês”, por exemplo. Entreviste o indivíduo, coloque-o na sua página e incentive o diálogo sobre ele. Acaba servindo também como uma forma de transmitir credibilidade aos possíveis novos clientes, mostrando alguém que já conhece sua empresa.

No fim de tudo, uma dica muito importante é medir e acompanhar o desempenho de cada uma das ações para identificar de fato o que tem funcionado melhor para sua empresa. 

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