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Como aumentar o engajamento no Facebook?

DM Mídia      segunda-feira, 26 de junho de 2017

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Como aumentar o engajamento no Facebook?

O engajamento é uma das métricas mais importantes para a avaliação de retorno de investimento em marketing digital. Através do engajamento é possível avaliar quais tipos de conteúdo mais agradam sua audiência, bem como quais eles rejeitam com mais facilidade. Pensando nisso, trouxemos dicas para aumentar o engajamento no Facebook!

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O que é engajamento?

Engajamento é envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que vai além do número de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem. Além disso, o engajamento pode ser o conjunto destes aspectos:

Envolvimento: pode ser mensurado através das métricas comuns, como número de visitas ao site, tempo gasto por página, número de páginas vistas.

Interação: comentários, pedidos de informações, discussões em fóruns, ações que caracterizam iniciativa do usuário em entrar em contato com a marca.

Influência: probabilidade de a pessoa fazer uma compra/conversão e influenciar seu grupo de contato a fazer isso.

Como medir engajamento?

Uma das métricas consideradas como padrão dentro da análise de métricas em mídias sociais é a Taxa de Engajamento (TE) nos posts de Facebook. Ela é a ponderação entre o alcance (ou impressões) e as interações (likes, shares e comentários):

Como aumentar o engajamento?

1. Faça perguntas

Fazer perguntas nas postagens é um gatilho excelente para aumentar o engajamento de sua empresa. Perguntas que tenham a ver com o tema tratado, perguntando se o internauta tem algo à acrescentar, suas opiniões acerca de tal assunto que está sendo tratado, ou ainda orientando-o a marcar algum conhecido em determinado post são de extremo resultado para aumentar o engajamento. Os clientes em potencial irão interagir com suas postagens de maneira leve e natural.

2. Na hora certa

Nós já te contamos aqui quais são os melhores horários para postar nas redes sociais. Porém, cabe a você avaliar e perceber quais horários existe mais interação de seus seguidores. Por isso, faça postagens em diferentes horários para perceber e avaliar qual é o melhor momento para postar conteúdo relevante na página do Facebook da empresa.

3. Promova concursos

Se você dispõe da possibilidade de oferecer algum produto ou serviço de sua empresa para um concurso online, invista! Concursos geram engajamento de maneira interativa. Porém, tome muito cuidado: concursos online devem seguir a Lei n° 5.768, do contrário, a empresa poderá ser lesada por violar normas de segurança online. 

4. Imagens e vídeos

Pesquisas apontam que imagens e vídeos geram mais engajamento que um texto corrido. Sendo assim, sempre que precisar tratar de temas que possuam grande volume de informação, grave um vídeo! Internautas tem recorrido cada vez mais à vídeos que textos, e imagens que cativam visualmente também são mais engajantes perante o público. 

5. Frequência de postagem

A frequência de postagem também possui suma importância na construção de um bom engajamento em sua página. A periodicidade é um gatilho mental extremamente poderoso. Sendo assim, estabeleça um calendário editorial e defina a frequência de postagens. Todos os dias? Uma vez por semana? Você deve avaliar o que mais funciona para sua empresa!

6. Converse com seu público

Conversar com seu público torna o Facebook da empresa uma via de mão dupla, o que além de tornar a rede social uma espécia de SAC 2.0, também é possível à empresa perceber quais são as dores dos clientes, seus problemas, o que os deixam satisfeitos - o que são feedbacks fundamentais para o crescimento e engajamento da página.

7. Atente-se aos hypes

Hypes são temas que estão em ascensão nas redes. Alguma polêmica, 'meme' ou certo acontecimento que está sendo muito comentado no mundo on-line. Uma estratégia assertiva é fazer uso dos hypes de maneira positiva em sua empresa, o que além de gerar engajamento aos usuários, também mostra o quão antenada sua empresa é.

Estas foram as nossas dicas para aumentar o engajamento em sua empresa. Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

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