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Aprenda a fidelizar clientes

DM Mídia      quarta-feira, 28 de junho de 2017

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Aprenda a fidelizar clientes

Empreendedores sabem o valor de um cliente fiel. Sendo assim, aprenda dicas imperdíveis para fidelizar seu cliente de maneira efetiva e eficaz! Clientes fiéis possuem suma importância no crescimento de uma empresa, pois além de adquirirem produtos e serviços, os mesmos costumam indicar, dar feedbacks para a melhora da empresa e avaliam positivamente. Sendo assim, aprenda a fidelizar clientes com nossas dicas!

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1- Conheça bem o seu cliente

Entenda quais são os hábitos, medos e anseios de seu cliente. Busque seus medos e anseios, o que ele valoriza, e como o seu produto ou serviço ajuda-o em seu dia a dia. Se você apresentar o seu produto, por melhor que ele seja, ao público errado ou da forma errada, sem uma abordagem adequada e sem os devidos links entre os benefícios do seu produto e as “dores” do seu cliente, então todo o resto da sua estratégia será em vão. Invista parte do seu orçamento em conhecer bem o seu cliente, pois cada vez que você o conhece, mais o seu produto ou serviço o completará, ele perceberá mais valor na sua oferta e a fidelização será inevitável.

2- Faça uma boa comunicação

Se você seguiu a tática anterior de conhecer bem quem você está tentando atrair, então a comunicação com essa pessoa não pode ser generalista, você não pode falar mais do mesmo. Realize uma comunicação segmentada, clara e objetiva sobre como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Primeiro você o ajuda de verdade e depois você vende: crie um ebook, tutoriais, comparativos, informações relevantes e faça-o confiar em você, crie afinidade e então a venda será uma consequência natural.

3- Crie uma experiência de atendimento única

Não importa se sua empresa é uma barraca de amendoim ou uma indústria de turbinas para naves espaciais. Você precisa mostrar ao seu cliente que ele é único, especial, que você está feliz em atendê-lo e que você se preocupou com cada passo do atendimento dele e se preparou para fazê-lo com cuidado e zelo. E mostrar principalmente que o seu atendimento não é apenas bom, mas é bom todas as vezes que ele precisar.

4- Construa valor na sua oferta

Se você conseguiu cumprir as dicas anteriores, então o cliente que você está atendendo não é só mais um cliente, mas sim aquele cliente que você escolheu, segmentou, atraiu, engajou, atendeu de forma única e cuidou. Agora mostre que sua oferta é única para o que ele percebe como valor, isole os concorrentes, entregue mais valor por um preço justo. Isso pode ser feito através de atendimentos diferenciados, mimos, brindes, garantia estendida e outras ações que mostram que na sua oferta ele ganha mais em qualquer outro lugar. 

5- Não seja afoito

Estudos recentes apontam que a maioria das pessoas quando entram em contato com produtos e serviços pela primeira vez ainda não estão preparadas para comprar, entretanto muitas empresas criam estratégias do tipo: “Ou compre de mim agora ou vá embora!”. Essa estratégia é materializada por sites repletos de ofertas, features (funcionalidades) e formulários de vendas. Essa estratégia não permite que o cliente entre no site da empresa e conheça mais de aplicações, veja conteúdos relevantes, faça conexões do produto com as necessidades ou simplesmente que comece uma relação sem compromisso até que ele esteja pronto para comprar. Em suma, a dica é: valorize o relacionamento, que a venda será uma consequência. Tenha calma, a não venda de hoje pode representar somente que ainda não te conheci suficiente para querer fazer negócio com você.

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6- Tenha a melhor entrega

Não adianta nada você atrair, encantar e vender, mas se o produto ou serviço que você entrega realmente não é algo que supera as expectativas do cliente ou se o seu cliente não se sente motivado a falar bem de você ou lhe indicar para amigos. Isso acontece muitas vezes devido ao desalinhamento entre expectativa e entrega, então para solucionar isso não esqueça: durante todo o ciclo de vendas deixe claro as entregas, faça sempre conexões sobre a expectativa do cliente e o produto final.

7- Faça continuamente a medição da satisfação do seu cliente

O que não se mede não se gerencia, então seja focado em medir suas ações, quais passos da venda convertem mais, qual funcionalidade deixa o seu cliente mais satisfeito, qual funcionário está atendendo melhor e assim por diante. Dê atenção, dê ouvidos e haja energicamente nos problemas.

8- Capte os testemunhos dos seus clientes

Em todos os negócios, inclusive no seu, o melhor comercial que pode existir é um cliente satisfeito falando bem a seu respeito. Hoje a internet e as tecnologias disponíveis permitem que um testemunho positivo ou negativo seja visto por milhares ou até milhões de pessoas. Então utilize de todas essas possibilidades a seu favor e garanta que seus clientes poderão avaliar positivamente, gerar resenhas sobre seus produtos e até gravarem vídeos falando da experiência de ser seu cliente. 

9- Esteja presente depois da venda

Quando a venda é feita a relação com seu cliente apenas começou, então não deixe de lado, esquecido e sem atenção. Crie processos para conhece-lo melhor, saber seu aniversário, suas preferências e interesses e então depois ligue, envie email, mande brindes. Enfim… esteja sempre presente e preencha o vazio de referência no seu setor, se você é um prestador de serviços de manutenção predial ou fornecedor de papel de escritório, não deixe ele pensar em outro nome a não ser o da sua empresa quando ele precisar desses produtos ou serviços.

10- Automatize seus processos

Por fim, transforme todas essas técnicas e transforme o seu planejamento em um modelo de gestão automatizado, então armazene as informações em uma base confiável e de acesso simplificado e automatize o fluxo de trabalho e de relacionamento com seu cliente.

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