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Aprenda a anular a Taxa de Rejeição do Google

DM Mídia      quinta-feira, 9 de março de 2017

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Aprenda a anular a Taxa de Rejeição do Google

Taxa de rejeição é o percentual de sessões de uma única página, ou seja: sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela. É importante estar atento à taxa de rejeição a fim de descobrir o que está causando o abandono do internauta à seu site. 

Para saber como driblar a taxa de rejeição, continue lendo este artigo!

O que é taxa de rejeição?

Conforme explicitado anteriormente e de acordo com o próprio Google, a taxa de rejeição é o percentual de sessões de uma única página (ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela). Diversos fatores contribuem para uma alta taxa de rejeição. Por exemplo, os usuários podem sair do seu site na página de entrada se houver problemas de design ou dificuldade de uso. Opcionalmente, os usuários também podem sair do site depois de visualizar uma única página, caso eles tenham encontrado a informação desejada nela e não tenham interesse em acessar outras páginas.

O que gera a taxa de rejeição?

Existem alguns procedimentos específicos que podem gerar altas taxas de rejeição, no geral. Vale ressaltar que cada site é uma situação individual e não se tem como dispor de certeza nas causas exatas das taxas de rejeição, porém, podemos citar:

Site com única página: se você possui um site de apenas uma página, sem menus de navegação e sem mecanismos visíveis para que o usuários possam transitar livremente e selecionar qual seção do site deseja visitar, a taxa de rejeição pode elevar-se. É vital um site bem organizado, com menus acessíveis para que o internauta crie interesse por seu site.

Implementação incorreta: o Google Analytics requer um passo a passo de implementação bem específico, e caso essa implementação não seja bem sucedida, as métricas de avaliação de alcance do Analytics podem não ser corretas, deixando a taxa de rejeição elevada - mas por erro do sistema, e não do site em si.

Design do site: conforme já falamos aqui, as tendências mercadológicas atuais sugerem layouts e design limpos e clean. Se o usuário encontra um site pesado, mal construído e com cores desagradáveis aos olhos, pode rapidamente esquivar-se do site e fechar a página - não se importando se o seu conteúdo vale a pena ou não.

Como não ter grande taxa de rejeição?

Existem alguns passos que podem ser seguidos na hora de construir um bom planejamento que drible a taxa de rejeição de seu site. Citaremos algumas estratégias simples a fim de melhorar a visita do internauta à seu site, impedindo que o mesmo feche a página imediatamente.

Conte histórias

Histórias são engajantes: construa narrativas atrativas para informar e entreter seus leitores, pois além da história ser um gatilho mental muito poderoso, uma vez bem construída, ela também pode agregar valor à seu site e fazer com que o leitor leia até o fim, o que anulará a taxa de rejeição.

Atualizações constantes

É aconselhável manter o site semple atualizado, buscando que sempre que o internauta visitá-lo, exista algo novo para que ele possa permanecer mais tempo no site. Além disso, quanto mais um visitante acessar o site e não encontrar nada de novo, a tendência dele entrar sempre será menor. 

Leiturabilidade

A leiturabilidade consiste na qualidade de um texto e, principalmente, se o texto possui elementos e condições para viabilizar a leitura e compreensão do tema abordado. A ideia explicita a qualidade da leitura, se o texto está compreensível e se as frases estão sendo bem empregadas. 

Design do site

Conforme explicitamos anteriormente, o design do site é de suma importância para prender a atenção do internauta. Uma vez que o mesmo seja agradável, as chances de o leitor permanecer em seu site são muito maiores em relação à designs carregados.

Botões de ação

Ao longo de seu site, distribua botões de ação, como o curtir da página do Facebook, "saiba mais", etc. Convide o leitor à saber mais sobre seu site/blog e as chances de ele tornar-se um leitor assíduo são maiores.

Sociabilidade

Seja sociável! Desenvolva textos que aproxime seu conhecimento com o leitor. É engajante ler textos e artigos onde o narrador aproxima-se (ou tenta) da realidade do leitor. Uma leitura simpática torna até mesmo temas mais complexos em leituras fáceis e agradáveis.

Navegação sem interrupções

Evite pop-ups repetitivas e constantes no site. Isso torna a navegação chata - principalmente pelo celular, o queridinho dos internautas! - e o leitor pode ficar sem paciência para fechá-las e acabar abandonando seu site.

Quais as taxas de rejeição aceitáveis?

De acordo com o Analytics, as taxas padrões aceitáveis de rejeição para cada tipo de página são:

  • Websites institucionais e portais de conteúdo: 40-60%
  • Páginas para geração de leads: 30-50%
  • Blogs: 70-98%
  • Lojas virtuais:  20-40%
  • Sites de serviços: 10-30%
  • Landing Pages: 70-90%

Como eu descubro minha taxa de rejeição?

O Google Analytics tem toda a estrutura de métricas de avaliação de alcance, conversão, taxa de rejeição e outros. Já te contamos aqui tudo sobre ele!

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