5 passos para implementar o trabalho remoto
O Marketing de Resultados quarta-feira, 1 de abril de 2020
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Em novembro de 2019, algumas pessoas começaram a adoecer na província de Hubei, República Popular da China. Um mês depois, em dezembro de 2019, o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado na referida província. Hoje, em março de 2020, a doença já infectou mais de 124 mil pessoas e já causou mais de 4,5 mil mortes. E, como você bem deve ter notado, o impacto da pandemia, classificação recente emitida pela Organização Mundial da Saúde, não está apenas na saúde.
A macroeconomia e a operação de diversas empresas estão sendo afetadas — e gerando dúvidas sobre como elaborar um novo modelo de trabalho à prova do novo coronavírus.
Pensando nisso, a equipe DM Mídia reuniu dicas para formular um guia para implementar o home office. São apenas cinco passos, que podem ser feitos por negócios de qualquer tamanho.
Saiba como manter a produtividade e, ao mesmo tempo, evitar que o novo coronavírus se espalhe ainda mais:
PASSO 1 - Siga políticas de isolamento, exames e quarentena
Se ainda existe alguma dúvida, a legislação já dispôs as medidas de saúde pública para combater o coronavírus (na lei 13.979/2020).
Importante mencionar, aqui, que o regime de quarentena está definido que o período é considerado como falta justificada e deverá ser pago pelo empregador. Por isso, novamente, planeje-se para substituições ou estabeleça uma infraestrutura de trabalho remoto — o que veremos a seguir.
PASSO 2 - Ofereça infraestrutura adequada ao trabalho remoto
Para que tudo continue fluindo da melhor forma, a empresa deve fornecer os meios de trabalho ao seu funcionário da mesma forma que no ambiente presencial.
Por exemplo: já que o funcionário não precisa se deslocar, a empresa pode temporariamente deixar de pagar o vale-transporte. Já a alimentação e os equipamentos são essenciais a qualquer jornada e precisam ser mantidos, inclusive no home office.
Vale lembrar que, em acordos já assinados como teletrabalho, a regulação de 2017 diz que o contrato definirá sobre quem recai a responsabilidade de comprar equipamentos e arcar com despesas durante a jornada. Não é o caso de um contrato de trabalho presencial que adotou uma política temporária de home office, por conta de pandemias como a do Covid-19.
PASSO 3 - Estabeleça meios de comunicação
Também é preciso desenvolver um procedimento de comunicação digital alinhado entre gestores e funcionários. Use ferramentas de contato, como programas de conferências online. Também estabeleça métricas transparentes para o período de home office, como conclusão de projetos específicos.
PASSO 4 - Faça uma checagem da jornada
Em um contrato de trabalho definido como teletrabalho, a entrega é feita por projetos e não por jornada. Mas, no caso de um contrato de trabalho presencial que adotou uma política temporária de home office, o controle de jornada continua como foi prescrito.
Acompanhe o horário de trabalho do funcionário e compartilhe como será essa fiscalização. Se você tem uma rede interna, por exemplo, pode acompanhar logins e logouts dos seus funcionários ou implementar sistemas de ponto eletrônico para definir jornadas de trabalho.
PASSO 5 - Com ou sem novo coronavírus, saiba que home office é o futuro
Mesmo que a pandemia do novo coronavírus regrida, pensar em adotar trabalho remoto na sua empresa é um caminho sem volta: a decisão pode se tornar um benefício essencial para reter os melhores talentos.
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