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13 lições de marketing em #13ReasonsWhy

DM Mídia      quarta-feira, 12 de abril de 2017

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13 lições de marketing em #13ReasonsWhy

A série Thirteen Reasons Why, baseada no livro de mesmo nome do autor Jay Asher, vem conquistado cada vez mais o público. Na trama, o adolescente Clay Jensen recebe 13 fitas que contém os 13 motivos que levaram a jovem Hannah Baker a cometer suicídio. Mas você sabia que, além de ajudar pessoas a buscarem ajuda, a série traz diversas lições de marketing que você pode aplicar à sua empresa?! 

Pensando nisso, trouxemos 13 lições de marketing em #13ReasonsWhy. Para descobrir quais são elas, continue lendo este artigo! E para ficar por dentro de mais dicas e novidades, curta nossa FanPage!

1. Marketing boca a boca

Quando a série foi lançada, no dia 31 de março, diversas pessoas fizeram uma maratona no fim de semana e assistiram a todos os episódios rapidamente. Isso fez com que uma indicasse para a outra, formando um marketing boca a boca muito eficiente. Um espectador ia indicando para o outro, e assim sucessivamente, o que resultou em uma divulgação extremamente assertiva para a série. Ofereça produtos e serviços de qualidade, onde seus clientes sentirão prazer em indicar seus serviços, resultando no marketing boca a boca. 

2. Uma imagem vale mais que mil palavras

Uma foto completamente fora do contexto real gerou polêmica na escola de Hannah, independente se era verdade ou não. Use imagens impactantes e que digam por si só nas aplicações imagéticas de sua empresa. Imagens são mais propensas a serem vistas em comparação à textos enormes, além de serem mais fáceis e rápidas de serem compartilhadas. 

3. Redes sociais e o marketing viral

O uso das redes sociais na série é muito presente. Podemos pegar como exemplo a foto de Hannah e a lista criada por Alex, que por conterem polêmica, viralizaram na escola. O marketing viral pode ser muito benéfico para a empresa, onde os próprios internautas compartilham o conteúdo publicado pela empresa, o que alcança milhares de pessoas e agrega valor e reconhecimento à marca. Busque entregar conteúdo de qualidade e com valor para seu público, e eles o recompensarão compartilhando livremente.

4. Influenciadores 

Na série, tudo o que é dito por alunos populares na escola automaticamente torna-se uma verdade irrefutável. Use os influenciadores à seu favor! Relacione seus conteúdos à afirmações feitas por especialistas de acordo com seu nicho de mercado. Faça parcerias que sejam benéficas para seu segmento, convide influenciadores digitais que atuam em seu nicho de mercado para falar um pouco sobre sua marca. Clientes buscam saber o que seus ícones estão recomendando.

5. Criação de expectativa/antecipação 

Um dos personagens principais, Clay Jensen, demora para chegar à sua fita. Isso causa no espectador a sensação de antecipação, expectativa. Antes de lançar um novo produto ou serviço, crie chamadas que instiguem seus clientes a esperar por isso. Crie expectativa em seus clientes, e eles esperarão pelo que você os apresentará. 

6. Planejamento estratégico

Quando Hannah tomou a decisão de começar a gravar as fitas, ela montou um planejamento completo de como aquilo seria feito. Ela pontuou sistematicamente cada motivo em potencial, criou uma sequência e planejou quem seria o encarregado de repassar as fitas. O planejamento estratégico de marketing é vital para criar ações e campanhas de acordo com suas pretenções. Planeje quais são os objetivos de sua empresa, e a partir deles, a criação de ações serão mais fáceis.

7. Marketing pessoal 

Na série, a aparência é muito importante. Os personagens preocupam-se com sua imagem e aparência, assim como a vestimenta. Cuide de seu marketing pessoal! O Marketing Pessoal consiste no conjunto de estratégias que irão fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal. Ou seja, é um marketing voltado para as pessoas verem você com uma imagem bastante positiva, o que é fundamental na hora de fechar negócios com seus clientes.

Conhece algum empreendedor que assistiu à série? Compartilhe este post e marque-o!

8. Empatia 

Um dos motivos que prende o espectador à série, é que todos já passaram por uma situação parecida com as que Hannah viveu. Um apelido maldoso, um momento de solidão. O espectador sente empatia pela personagem. Aplique isso à seu negócio tornando seus produtos e serviços em algo palpável, digno de confiança. Use depoimentos de pessoas que já experimentaram o que você tem a oferecer de forma positiva, e crie empatia por sua marca.

9. Realidade 

Um grande trunfo da série é que os personagens não são clichês. O atleta de basquete estrela não é tão alto, uma das líderes de torcida mais brilhantes é negra e possui os cabelos cacheados. Com exceção do personagem que é o motivo mais forte, onde ele claramente é doente e sofre de sociopatia, os demais personagens são pessoas reais e comuns. Eles causaram mal para Hannah, mas todos possuem seus medos, inseguranças e bondade em si. Torne seus produtos e serviços algo alcançável e real, bem à mão do cliente. Quando seus serviços são reais e acessíveis, o cliente facilmente se identificará com a marca.

10. Poder da imagem

Conforme ocorreu com a imagem de Hannah e Courtney, uma imagem, quando bem elaborada, transmite a sua mensagem de forma rápida, objetiva e direta. Às vezes, ela nos seduz a ponto de nos lembrar-mos dela após meses ou até anos. Cuide para que a identidade visual e imagética de sua empresa causem a impressão que você pretende, fazendo com que os espectadores gravem na mente. 

11. Marketing sensorial 

A trilha sonora da série é muito bem explorada, com uso de músicas clássicas de Joy Vision e The Cure. Use o marketing sensorial à seu favor! O marketing sensorial nada mais é que a ação de estimular os sentidos para vender, seja ele olfato, visão, paladar, audição e o tato. Aplique o marketing sensorial de acordo com seu segmento. Se você trabalha com alimentos, deixe aquele cheirinho de comida em sua loja. Se trabalha com roupas streetwear, coloque músicas atuais e badaladas para tocar em sua loja, e assim por diante.

12. Efeito manada

O efeito manada é muito presente na série. Quando um indivíduo começa a agredir Hannah, todos "vão na onda", e começam a agir da mesma forma que os agressores. Este é o chamado efeito manada, aplicado em um sentido negativo. O efeito manada no marketing condiz com o uso de mecanismos para estimular as pessoas a adquirirem seus produtos, onde pode ser usado coisas que estão em alta, os chamados hypes, para gerar engajamento coletivo.

13. Comportamento

Na escola de Hannah, existe um tipo de comportamento para cada "grupo". Quando se tenta desviar desse comportamento, há represálias. Como sua empresa se comporta?! Qual o posicionamento de sua empresa? Ele é coerente com suas propostas? Atente-se à imagem comportamental que você e sua empresa estão passando para seus clientes.

Viu só como a série traz lições que podem ser aplicadas em sua empresa?! Se você ainda não assistiu, corre lá na Netflix e assista! Além do ambiente de trabalho, a série aborda e conscientiza sobre temas de extrema importância para nossa sociedade. 

A DM Mídia tem o planejamento, produção de conteúdo e estrutura perfeitas para sua empresa! Contate-nos e saiba mais. 

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