Tudo sobre merchandising
DM Mídia terça-feira, 25 de julho de 2017
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Tudo sobre merchandising
Você sabe o que é merchandising? Com certeza, já ouviu falar nessa palavra e tem uma noção. Mas talvez não saiba aplicar ao seu negócio próprio. Apesar de essa situação ser bastante comum, tenha certeza de que compreender esse conceito e saber aplicá-lo ao seu empreendimento é fundamental para ter mais sucesso. Pensando nisto, trouxemos este post com tudo sobre merchandising.
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O que é merchandising?
O merchandising é uma ferramenta de marketing cujas técnicas têm a finalidade de apresentar e repassar informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda. O objetivo final é que as mercadorias tenham giro, ou seja, grande rotatividade, evitando que fiquem paradas muito tempo no estoque. Assim, podemos também dizer que esse recurso ajuda a diminuir os custos da empresa, já que o armazenamento de produtos em estoque ocasiona gastos extras, que podem ser reduzidos com a rotatividade de produtos.
Como elaborar uma estratégia de merchandising?
Considerando a finalidade principal da ferramenta, chega-se a um passo a passo para elaborar uma estratégia adequada. Porém, é importante destacar que existem estratégias básicas, que devem ser adotadas em qualquer situação, e outras que são mais inovadoras, ajudando a sua empresa a se diferenciar da concorrência. Para entender melhor, vamos primeiramente apresentar as etapas básicas que devem ser obrigatoriamente seguidas.
Defina o público-alvo
Qualquer empreendedor deve conhecer seu público-alvo desde antes da abertura do negócio. No entanto, a elaboração de uma estratégia de atração de clientes exige que esse elemento seja bem delimitado, compreendendo os padrões de consumo, os hábitos de compra e os comportamentos dos consumidores.
Delimite as metas a serem atingidas
Sempre que uma estratégia for elaborada, você precisa ter bem delimitadas quais metas devem ser atingidas. Além disso, é preciso definir o prazo para conquista dos objetivos. Assim, é possível mensurar e se certificar de que a estratégia está sendo bem realizada e de que não há desvios.
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Crie estímulos adequados ao público-alvo
O conhecimento do público-alvo é importante porque os estímulos da estratégia devem ser adaptados a ele. Portanto, considere os desejos, demandas e necessidades do consumidor, oferecendo produtos e serviços que atendam a requisitos de qualidade, atributos físicos, preço e funcionalidades.
Ofereça um ponto de venda agradável
O ditado diz que “a primeira impressão é a que fica”. Isso também vale para o ponto de venda. Por isso, ele deve ser bonito e agradável, um ambiente convidativo para os clientes. Nesse caso, vale a pena cuidar do layout, da aparência, da organização dos itens, da conservação das instalações e da motivação dos funcionários (sim, eles também representam a sua empresa e podem passar uma imagem positiva ou negativa do negócio).
Crie uma identidade para o negócio
Não basta ter uma empresa, é preciso que ela se destaque da concorrência e seja lembrada pelos clientes. No entanto, o ponto de venda deve ser totalmente diferenciado, oferecendo uma experiência imersiva para o consumidor.
Saiba o que é importante e foque-se nisso
Todo negócio tem um elemento que deve sofrer mais atenção que os demais. E você, enquanto empreendedor, precisa saber disso. Por isso, identifique qual produto chama mais a atenção, qual é comprado por impulso, aquele que possui o melhor custo-benefício etc. Assim, você saberá quais mercadorias devem ser colocadas em destaque.
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