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Segmentação de mercado: o que é e como fazer

DM Mídia      segunda-feira, 14 de agosto de 2017

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Segmentação de mercado: o que é e como fazer

A segmentação de mercado é algo essencial para direcionar estratégias de venda de maneira assertiva, coesa e concisa. Segmentar o mercado vai direcionar de maneira efetiva os caminhos a serem trilhados pelo empreendedor. Pensando nisso, trouxemos 4 tipos de segmentação de mercado para você avaliar qual é o mais benéfico e assertivo para sua empresa!

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O que é segmentação de mercado?

Segmentar um mercado consiste em ‘dividí-lo’ em grupos menores para atender demandas de maneira mais efetiva. Seguindo o que a própria palavra quer dizer, segmentar é separar pequenos grupos de maneira efetiva.

A  segmentação pode ocorrer de diversas formas: comportamento do consumidor, localidade, idade, sexo, gênero e assim por diante. Não existe uma regra preestabelecida de uma segmentação estruturada, mas existem segmentações que funcionam melhor de empresa para empresa.

Pensando nisto, trouxemos 4 tipos de segmentação que podem ser usados na sua empresa. Acompanhe:

1. Segmentação demográfica

A segmentação demográfica se dá através da separação de clientes por grupo demográfico. Neste tipo de segmentação, os grupos demográficos podem ter características específicas parecidas, como idade, religião, renda mensal bruta, gênero, religião, preferências políticas, o  local de nascimento e de moradia, entre outros.

Contudo, a segmentação demográfica é geral, ou seja: ela não contempla comportamentos específicos e tende a ser muito abrangente. Logo, se seu produto é muito específico, este tipo de segmentação pode não ser tão minuciosa quanto outras.

2. Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica geralmente é a mais complexa de ser executada e a mais bem direcionada em relação as demais. A segmentação psicográfica tende a abranger o estilo de vida e classe social de um indivíduo, bem como seus gostos e convicções pessoais. A personalidade do individuo também é levada em consideração (se é uma pessoa mais séria, tímida ou extrovertida), bem como seus comportamentos perante a sociedade.

Um exemplo da segmentação psicográfica são restaurantes e lanchonetes voltados para o público vegano (pessoas que não se alimentam de nenhum derivado animal). Uma convicção desta pessoa levou-a a não consumir  nenhum tipo de alimento que tenha origem animal, e isto é considerado uma segmentação psicográfica.

3. Segmentação geográfica

A segmentação geográfica é aquela que é feita através da localidade do indivíduo. Este tipo de segmentação ocorre muito em empresas que encontram-se em diversas localidades, e os mercados estão divididos geograficamente. Neste tipo de segmentação, todos os gostos, características culturais e demais comportamentos exclusivos da localidade devem ser levados em consideração.

Este tipo de segmentação é mais recorrente em empresas que abrem filiais em diferentes cidades e estados. Logo, ela precisa segmentar suas ações para alcançar todos os tipos de cultura, independente da localidade.

4. Segmentação comportamental

A segmentação comportamental baseia-se em analisar o que levou o seu cliente a adquirir seu produto, ou seja: o que ele estava fazendo quando encontrou sua empresa. A segmentação comportamental usa de diversas métricas para entender o comportamento do consumidor para só então segmentá-lo.

Por exemplo, um cliente estava buscando sobre como ter sucesso na empresa e encontrou um curso on-line sobre como ser um empreendedor de sucesso. Logo, ele estava buscando e tendo a necessidade de melhorar seu desempenho. Através disto, é possível criar segmentações fieis e assertivas de acordo com as ações do cliente.

Viu só como segmentar pode ser algo complexo e eficaz? Quer mais informações sobre segmentação de clientes? Contate-nos e saiba mais!

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