O que são leads?

O Marketing de Resultados      quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos
O que são leads?

Essa palavra tão pequenininha não deve ser tão estranha de sua vida. Um lead é a representação mais clara de uma ótima oportunidade de negócio para sua marca. Ou seja, você deve ter em mente como gerar, qualificar e nutrir seus leads - já que o foco é ser uma empresa de sucesso. 

Essa oportunidade de negócio é estabelecida a partir do interesse de um usuário em adquirir o seu produto, dessa forma, ele fornece informações relevantes para que você possa retornar o contato – como nome, telefone, email, endereço etc. De posse dessas informações, você pode fechar um novo contrato.  

Esse é o tipo de cliente ideal para seu negócio porque, mesmo que ele ainda não tenha feito alguma compra, o lead é aquele usuário que está antenado com o que você faz e quer saber mais sobre sua marca.  

Ok.. Então, agora, você sabe que o lead é o usuário que demonstrou interesse e, com isso, fez um repasse de informações. Mas, você sabe como solicitar essas informações dessas pessoas? 

Simples... Formulários de inscrição para receber materiais ou, talvez, a assinatura de um newsletter – essas são ótimas táticas para conseguir os dados do seu futuro cliente, uma vez que esse é o tipo de conteúdo que você disponibiliza para quem te informa o e-mail. 

Mas, é importante saber que esse pessoal que visita a sua página não são todos leads. Confuso? Não muito! Vamos separar os tipos de usuário para que você possa entender. 

 

1 – Visitante 

“Visitante” é um termo simples que é designado para quem acessa seu site por um tempo curto (uma única vez, por exemplo). Ou seja, o visitante não é frequente em sua página, mas, você sabe que ele esteve ali – te visitando. Ele é o primeiro contato que você terá com uma pessoa que mostrou algum tipo de interesse em seu negócio, mesmo que essa curiosidade tenha sido momentânea. 

2 – Assinante 

Já o assinante é a pessoa que apresentou interesse pelo seu conteúdo e, a partir desse interesse, assinou (por exemplo) seu newsletter (caso você tenha uma). O assinante acompanhará sua empresa em seus canais de comunicação (site, redes sociais etc). 

A questão é que o assinante, possivelmente, não tem conhecimento de que ele possui um problema e que você tem a solução. Na verdade, ele, a princípio, busca apenas conhecimento. Por isso, ele acessa sua página constantemente. 

Como os assinantes já demonstraram interesse em seu conteúdo, eles são leads em potencial. 

3 – Leads 

Nosso foco de hoje. Os leads estão ao seu alcance – eles apresentaram interesse, se inscreveram em seus canais de comunicação, acompanham seu conteúdo, JÁ REPASSARAM INFORMAÇÕES DE CONTATO 

Então, o lead não é só quem deixa as informações pessoais para a empresa. Ele é um contato qualificado. Ou seja, alguém que já identificou que tem um problema e sabe que precisa de uma solução. 

Resumindo: o lead é um cliente em potencial e você já deve trabalhar com estratégias de marketing voltadas para ele. 

 

Conseguiu diferenciar? Já sabe quem são seus leads? Deixe aqui nos comentários! 

Comentários