O que faz um produtor de conteúdo?

O Marketing de Resultados      segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos
O que faz um produtor de conteúdo?

Produtor de Conteúdo... O que é? Onde vive? De que se alimenta? 

No auge da era digital, essa é uma profissão muito falada e bem quista pela sociedade moderna. 

Um produtor de conteúdo é, na verdade, qualquer pessoa que tem a especialização em um determinado assunto e, a partir desse conhecimento que ele tem, opta por distribuí-lo através de conteúdo online que agreguem valor para quem o compra. 

Um produtor de conteúdo digital pode ser desde um autor independente, um profissional especialista em alguma modalidade interessante para ensinar, um professor ou, até mesmo, um blogueiro que fala sobre assuntos específicos em seu blog. Sabe aquelas maquiadoras do Youtube? Produtoras de conteúdo! 

Mas, o que, especificamente, esse profissional faz? 

Pois bem... Como citamos antes, o produtor de conteúdo trabalha com um conteúdo online em específico - de acordo com o seu conhecimento.  

Fazendo uma linha histórica, as opções de conteúdo, antigamente, eram muito restritas (jogos, salas de bate-papo e um ou outro e-mail aqui e ali).  

Hoje, somos tão apegados à internet que consumimos os mais variados conteúdos: textos, vídeos, infográficos, e-mail marketing, e-books e mais uma série de formatos que nos levam informação e, também, entretenimento. E eis que temos toda uma demanda para os perfeitos produtores de conteúdo.  

Se, nesse exato instante, você decidir comprar um notebook, naturalmente não o fará baseado no primeiro que viu por aí, certo? Primeiro, vai fazer uma pequena pesquisa buscando o notebook que melhor lhe atenderá. 

Aí, uma empresa, com uma boa estratégia de marketing digital, consegue informar sobre todas as vantagens e características que um notebook deve ter para que você se sinta confiante e informado o suficiente para adquirir um modelo da loja virtual. Cativou seu coração... Adquiriu um cliente... Você tem seu notebook...  

A verdade é que todas as informações que você leu foram construídas por um produtor de conteúdo. Ele que teve o papel de repassar informações relevantes o suficiente para que você não só respeite aquela marca de notebook, mas, a tenha como referência. Possivelmente, ele te tornou um cliente fiel. Essa é a base do marketing de conteúdo e o papel fundamental do produtor.  

Além disso, o trabalho do produtor de conteúdo também envolve outros objetivos, tais como: 

 

Ganhar a confiança do público, que passa a ser propagador da marca; 

Melhorar a experiência no pós-venda; 

Aumentar a interação com a marca; 

Nutrir a chamada base de leads (base de pessoas propensas a se tornarem clientes da empresa); 

Aumentar a visibilidade da empresa na internet, a tornando autoridade em determinado assunto (ou seja, as pessoas procuram o site ou a rede social da empresa quando querem se informar sobre determinado assunto); 

Reduzir o custo de aquisição de clientes (quanto mais tráfego orgânico a empresa recebe, ou seja, quanto mais pessoas entram em seu site e adquirem seus produtos sem ter clicado em anúncio pago, menos custos a empresa terá com propaganda). 

 

Ou seja, o produtor de conteúdo deve ser tratado com total carinho heart

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica para quem está pretendendo entrar no ramo, compartilhe sua mensagem nos comentários e até a próxima! 

Comentários