google.com, pub-7558991128014188, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O ingrediente secreto de um funil de vendas otimizado

DM Mídia      terça-feira, 11 de julho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

O ingrediente secreto de um funil de vendas otimizado

A contribuição de marketing para a construção de um funil de vendas mais otimizado pode ser realizada através de várias ações. No entanto, existe uma ação principal que impacta diretamente no funil de vendas e proporciona uma melhoria muito grande nos resultados: a construção de um bom processo de Qualificação de Leads. Para saber mais, continue lendo este artigo!

Não se esqueça de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Qualificação de Leads

Qualificar os Leads não consiste apenas em classificar cada oportunidade de acordo com as suas características, mas também em tomar decisões baseadas nessa qualificação. A forma como você decide trabalhar o Lead gerado é o mais importante, pois é o que traz resultados mais rápidos e precisos para as vendas da empresa.

Ao qualificar bem os Leads e trabalhá-los bem, o marketing ajuda a empresa a construir um funil mais otimizado e com mais resultados de duas formas:

Facilitando para o time de vendas

A qualificação garante que o time de vendas trabalhe apenas com Leads que têm a maior chance de fechamento. Diminuindo o volume fica mais fácil priorizar e investir tempo naqueles que realmente possuem interesse em seus produtos ou serviços. 

Essa separação entre Leads bons e ruins influencia diretamente no dia a dia de vendas e nas taxas de conversão nas negociações realizadas, diminuindo a sobrecarga do time de vendas e equilibrando quantidade com qualidade. Em consequência disso, a produtividade dos vendedores se torna mais alta, o aproveitamento da base de Leads se torna maior e o custo de aquisição de clientes diminui.

Deixando o processo de geração de oportunidades mais prevísivel

Além de conseguir qualificar os Leads gerados, é preciso pensar também na forma e momento em que a entrega de Leads para vendas acontece. Garantir que a equipe de vendas receba Leads constantemente está muito relacionado à forma com que você qualifica a sua base e trabalha com os Leads que ainda não estão no momento de compra. Nutrir os Leads que já estão na sua base de contatos é uma forma mais barata e eficiente de gerar oportunidades. É esse processo que te ajudar a evitar picos de trabalho seguidos de momentos de marasmo.

É importante também dimensionar o número de Leads gerados para o tamanho da sua equipe de vendas. Não entregando mais oportunidades que os vendedores conseguem abordar, assim, você evita o desperdício de Leads. Através da qualificação é possível estabelecer critérios que permitem que em momentos de alta geração de Leads apenas aqueles com o maior potencial de compra sejam encaminhados para vendas e os demais sejam trabalhados por marketing.

Compartilhe este post e marque seus amigos!

Como fazer isso?

- Identifique aqueles Leads que tem um bom perfil para comprar mas que ainda não demonstraram interesse pela sua empresa, e comece um processo de nutrição com conteúdo para eles;

- Prepare sempre um próximo passo com os Leads que entram na sua base de contato, e evite que eles esfriem ou percam o interesse.

Conseguir elaborar um processo de qualificação que torne a gestão de Leads mais inteligente é essencial para atingir o potencial máximo de vendas da empresa. Essa estratégia ajuda na otimização do funil de vendas, além de diminuir o ciclo de compra e custo de aquisição de clientes.

Conforme o número de Leads gerados for crescendo, também existem alternativas de automação para que as empresas consigam escalar o processo de qualificação, podendo deixar desde a passagem para vendas até a nutrição dos Leads automatizada.

É importante sempre ressaltar que o processo de qualificação é dinâmico, assim você pode tirar aprendizados das ações realizadas para fazer com que a qualificação de Leads se torne cada vez mais assertiva e os resultados melhores.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Comentários