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Como melhorar a comunicação com os clientes?

DM Mídia      terça-feira, 18 de julho de 2017

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Como melhorar a comunicação com os clientes?

Um dos pilares mais assertivos para a efetividade das vendas e aumento nos resultados é o relacionamento com o cliente. E este relacionamento, muitas vezes, baseia-se em uma comunicação assertiva. Mas como fazê-la? Pensando nisso, trouxemos este artigo! Acompanhe.

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A importância da comunicação com o cliente

Podemos dizer que um dos principais pilares para que qualquer relacionamento seja saudável é a comunicação. Aplicar isso junto aos clientes de uma empresa, não é diferente! Pois, se ela for eficiente, poderá facilitar a resolução de muitas situações, inclusive as que eles encontram-se irritados ou decepcionados por conta de algo que não tenha saído conforme o esperado.

Além disso, vivemos na era das redes sociais, então com a divulgação da imagem da empresa na web, qualquer descontentamento por parte do cliente poderá ser exposto e propagado rapidamente por esse meio. O que não é bom! Sendo que o contrário também vale, ou seja, qualquer avaliação positiva do negócio faz com que ele se torne cada vez mais relevante.

Podemos dizer também que as pessoas valorizam muito fazer negócio com quem demonstra se importar com o cliente. O primeiro passo para esse caminho, sem dúvida, é através de um bom atendimento e uma boa comunicação. Portanto, é bom caprichar no tratamento que é disponibilizado a ele para conseguir transmitir a imagem de que a empresa é uma grande aliada do consumidor.

Dicas para melhorar a comunicação com o cliente

E então, se interessou em melhorar a comunicação da sua empresa com o cliente? Então, para lhe ajudar com essa jornada, listaremos aqui 7 dicas para que seja possível alcançar melhorias imediatamente. Acompanhe:

1 – Saiba o que falar

Uma das coisas que prejudica a comunicação com o cliente é a insegurança e isso ocorre pois, muitas vezes, o colaborador não sabe o que falar. Sendo assim, é preciso ter amplo conhecimento daquilo que pretende-se dizer antes.

Além disso, evite ao máximo usar a expressão “eu acho”, pois isso prejudica o discurso, colocando a sua credibilidade em dúvida. Porém, não é preciso inventar nada, apenas mostre o que sabe comentando das suas próprias experiências e caso não tenha certeza de algo, diga que compromete-se em buscar a informação para fornecê-la depois.

2 – Tenha cuidado com o seu vocabulário

Quando estamos nos comunicando com o cliente, é preciso demonstrar profissionalismo e seriedade. Portanto, fique atento com o vocabulário que é empregado ao falar ou redigir um email, evite as gírias e seja formal na medida certa.

Se sentir que há uma abertura por parte do consumidor, seja um pouco mais informal com um certo cuidado. Isso poderá deixá-los cada vez mais próximos e pode ser um passo para conquistá-lo.

3 – Seja objetivo

Ser objetivo e ir direto ao ponto é algo imprescindível para ter uma boa comunicação com o cliente. Afinal, “enrolá-lo” em seu discurso só vai contribuir para que fique irritado. Então, evite qualquer rodeio que seja desnecessário.

Dessa maneira, ele sentirá que a empresa está dando a devida atenção e está sendo sincera em relação à sua situação ou solicitação.

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4 – Cuidado com a agressividade

Por muitas vezes para que a solução seja efetiva, é preciso ser mais sincero com o cliente do que o normal. Porém, é preciso ter muito cuidado para não transparecer agressividade no discurso, pois isso poderá assustar o cliente ou até mesmo um futuro cliente, travando qualquer possibilidade de negociação.

5 – Saiba ouvir

Para que seja possível comunicar-se bem, é preciso saber ouvir! Então, deixe o seu cliente falar e por muitas vezes até desabafar sobre a situação que está querendo resolver.

Por mais que você não concorde com o que ele esteja falando, deixe-o concluir sua linha de raciocínio para depois fornecer a solução adequada. Isso irá transparecer um interesse genuíno por ele, o que facilitará na própria resolução da situação.

6 – Busque apoio da tecnologia

Nos dias de hoje, a tecnologia veio para ficar e ajudar qualquer pessoa e qualquer negócio principalmente no que diz respeito a fornecer qualidade e agilidade para sua operação. Por isso, sugerimos que adote o VoIP, que é uma tecnologia que possibilita a transmissão de voz através da internet.

Ou seja, ao invés de usar linhas telefônicas ligadas a uma central, é possível realizar ligações pela web. Saiba que adotar esse tipo de tecnologia é indispensável para que as empresas consigam ter uma boma comunicação com o cliente.

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