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Como gerar mais leads?

DM Mídia      segunda-feira, 9 de outubro de 2017

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Como gerar mais leads?

Quando se fala em marketing digital, um dos temas mais procurados por empresas interessadas em aumentar o número de clientes é o lead. O termo, utilizado para designar a atração e conversão de visitantes virtuais em clientes em potencial, ganha cada dia mais relevância dentro dos departamentos de marketing, exatamente pela eficiência e excelente custo beneficio.

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O termo pode ser empregado tanto para visitantes que são atraídos pela página e acabam trocando seus contatos por algum conteúdo em especial, quanto por pessoas que entram em contato com a empresa a fim de obter mais informações sobre determinados produtos ou serviços. Dessa forma, a geração de leads se torna um aspecto essencial para empresas interessadas em montar uma estratégia de marketing digital eficaz.

Porém, antes de partirmos para as dicas para impulsionar a geração de leads, é importante sabermos identificar e diferenciar os leads comuns dos leads qualificados. Enquanto o primeiro abrange qualquer tipo de retorno de usuários (o que diminui consideravelmente o seu potencial), o segundo conceito é utilizado para os visitantes que sabem qual a natureza do problema que estão enfrentando e entraram no seu site cientes dos produtos ou serviços que você oferece e dispostos a tornar-se cliente.

Por isso, saber exatamente quem são esses leads qualificados e conseguir oferecer com precisão aquilo que eles estão procurando, com campanhas e conteúdos mais específicos, aumentará consideravelmente a sua chance de converter um usuário em cliente. Existirem diversos processos indicados para qualificar seus leads, mas nenhuma regra definida, já que cada modelo de negócio terá um perfil de oferta, de público e de investimento diferentes.

Portanto, a forma mais eficaz de qualificar seu lead é da tentativa e erro, ou seja, testar cada um desses métodos e ver qual é o que melhor se adapta à sua empresa. É importante também lembrar que esse processo costuma ser lento e contínuo, e ter estratégias diferentes para cada etapa do funil de vendas é uma boa forma de aumentar a taxa de conversão.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os leads, vamos ver algumas dicas para gerar e qualificá-los:

Conteúdo de qualidade

Uma excelente estratégia, tanto para gerar, quanto para qualificar os leads, é investir em um bom marketing de conteúdo. Através dele, você não apenas atrai mais pessoas interessadas naquele tema para a sua página, como ainda exibe o seu produto ou serviço de forma bem contextualizada e ainda instrui e estimula seus clientes a solucionarem os problemas através das soluções oferecidas pela sua empresa. O resultado é um consumidor mais esclarecido, estimulado e confiante na sua marca.

Call-to-Actions

Outra maneira muito eficaz de gerar lead é através de um “call-to-action”, ou “chamada para ação”. Essa estratégia consiste em convidar os usuários a dar um passo adiante, após a leitura daquele texto. Essa nova ação pode ser um cadastro no seu banco de dados ou na sua newsletter, o download de um ebook, uma curtida na sua página do Facebook, um agendamento para uma visita e por aí vai.  O importante é aproveitar a ocasião para reforçar o relacionamento e conquistar um novo cliente.

Banners

Uma terceira maneira de atrair leads é utilizando banners no seu site. Mas atenção, não confunda esse tipo de banner com propagandas e publicidades agressivas, do tipo “compre agora!”.  A intenção, nesse caso, é convidar os leitores para se aprofundar em um determinado assunto que seja do interesse deles, como artigos, white papers, dicas e outros conteúdos relevantes. Use as áreas disponíveis no seu site para atrair futuros clientes de forma convidativa e agradável.

Inbound Marketing

Por fim, explore o Inbound Marketing. Essa estratégia, que une marketing de conteúdo com tratamento de leads, busca atrair os potenciais compradores para a concretização da venda através de um funil gradual e sutil. Para isso, alguns fatores são imprescindíveis:

Oferta de conteúdo de qualidade, com otimização das páginas, uso de mídias sociais e atualização constante, sempre buscando atrair novos leitores;

Conversão desses leitores em leads, acompanhando e qualificando cada um deles através de e-mails automáticos e enviando-os diretamente para a equipe de vendas;

Análise constante das ações, verificando os planos que deram certo e os que precisam melhorar.

Seguindo essas dicas, você conseguirá, cada vez mais, atrair novos usuários, conquistar a sua confiança e transformá-los em clientes fiéis e satisfeitos. Boa sorte!

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