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Como criar uma lista de e-mails assertiva?

DM Mídia      segunda-feira, 24 de julho de 2017

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Como criar uma lista de e-mails assertiva?

Muitas pessoas podem pensar que as listas de e-mail tornaram-se obsoletas depois da chegada das redes sociais. Este é um engano que pode, muitas vezes, ser fatal! Estudos apontam que, ainda hoje, cerca de 83% da população que utiliza e-mails com frequencia realizam compras provenientes de links enviados por e-mail. Sendo assim, construir lista de e-mail para vender mais ainda é uma opção muito lucrativa para empresas.

Mas como fazer uma lista de emails assertiva que converta em vendas? Iremos te contar tudo neste post! 

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1. Não compre listas

Existem muitas empresas que oferecem listas prontas por valores extremamente altos. Não caia nessa! A princípio pode ser muito convidativo pegar uma lista pronta e somente realizar o disparo. Mas isto não é nem um pouco lucrativo. 

O ideal é construir listas de e-mails, pois estas listas prontas podem, além de cair no spam (afinal, o cliente não se inscreveu na sua lista por vontade própria), também ser um desperdício de verba da empresa. Isto porque nesta lista fechada, pouquíssimas pessoas podem ter interesse nos produtos e/ou serviços que você tem a oferecer, o que irá gerar um grande desperdício de conteúdo de qualidade.

Construindo listas voltadas completamente para seu público alvo, a taxa de conversão será significativamente maior, uma vez que somente que possui real interesse nos seus produtos e serviços irá se inscrever - e as chances destes leads fecharem negócio com você são extremamente maiores.

2. Iscas digitais

Você pode se perguntar: o que fazer para atrair leads para minha lista? É muito simples: iscas digitais! 

Nós chamamos de isca todo conteúdo que seja atrativo para seu cliente e que o instigue a se inscrever na sua lista. Funciona como a lei da reciprocidade: você irá entregar conteúdo de qualidade e, em troca, receberá um assinante em sua lista.

A isca digital ideal deve ser baseada na "dor" de seu cliente. Um e-book, um checklist, descontos exclusivos ou um guia, por exemplo. Você deve entender quais são as necessidades do público alvo e só assim buscar "sanar" essa necessidade. Colocando a isca digital com uma moeda de troca, a assinatura na lista de e-mail será garantida.

3. Landing pages

As landing pages (páginas de captura, do inglês), é o local onde o cliente irá inserir o e-mail e demais informações para receber a isca digital que citamos no tópico acima. A landing page é um dos processos mais importantes para a efetividade da captura dos e-mails.

Ela deve ser atrativa visualmente para o cliente, demonstrando tudo o que ele tem a ganhar se inscrevendo. Porém, você deve ter atenção na quantidade de informações na página. Apesar de necessitar de explicitar os benefícios que o cliente terá caso se inscreva, a página de captura não deve ser carregada e nem pode distrair a atenção do cliente; ela deve ser completamente voltada para a obtenção do e-mail.

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4. Caixas de inscrição

Outra estratégia que pode aumentar significativamente as listas de e-mail é espalhar caixas de inscrição da newsletter no site e blog da empresa. Assim, quando os clientes acessarem o site ou blog da empresa, poderão se cadastrar.

Mas tome cuidado: a inscrição deve ser opcional e a caixa de inscrição coerente. Se o cliente não quiser se inscrever e a caixa de inscrição aparecer constantemente, o cliente poderá fechar a página e não se inscrever. 

5. Mensure e teste

Assim como todas as estratégias do marketing digital, as ações voltadas para obtenção de e-mails devem ser mensuradas e testadas. Meça quais iscas digitais convertem mais, qual tipo de página de captura atrai mais leads e vá construindo ações cada vez mais assertivas e efetivas, a fim de chegar num denominador comum. 

6. Quantidade não é qualidade 

Engana-se quem pensa que em listas de e-mail, 'quanto mais melhor'. A segmentação é o mais adequado e ideal, pois se os clientes não possuírem interesse nos seus serviços, uma lista de e-mail com 4 mil leads pode não converter em nenhuma venda.

Por isso, não foque na quantidade de leads, mas sim na qualidade de clientes em potencial.

Essas foram as nossas dicas! Deseja saber mais? Contate-nos!

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