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4 palavras para fazer seu site vender mais

DM Mídia      terça-feira, 10 de outubro de 2017

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4 palavras para seu site vender mais

Um bom site é a base de qualquer iniciativa de marketing atualmente. Todas as estratégias para atrair mais clientes - campanhas em redes sociais, e-mail, contatos pessoais de vendas - acabam todas direcionadas ao seu site. Seja porquê o cliente que conhecer melhor sua empresa, saber quais os seus cases de sucesso ou mesmo converter a compra online. O site também é o melhor cartão de visitas da empresa, ou seja, muitas vezes ele é responsável pela primeira impressão do cliente.

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Mas, o que faz um site ser realmente bom?

Podemos considerar que um site eficiente é aquele que me ajuda a empresa a vender mais, que aumenta o desempenho comercial do seu time de vendas, independentemente se for um e-commerce ou num site institucional. Afinal, qualquer ferramenta digital deve ser orientada ao desempenho de vendas e imagem comercial.

Para isso, quatro critérios são básicos: design, velocidade, experiência do usuário e conversão.

 1. Design

O design do site é o que gera seu valor percebido pelo usuário. Um bom design confere ao site credibilidade, demonstra suas características principais. É a primeira impressão que você terá da empresa: entende do produto que vende? Terá capacidade para atender a minha demanda? Para isso, atente para alguns itens básicos:

- Imagens em resolução adequada (máxima);
- Ícones bem desenhados e alinhados com os textos;
- Textos divididos em pequenos blocos, para facilitar a leitura;
- Cores escolhidas em harmonia entre si.

Não esqueça: o design é responsável pelo valor percebido de seu site. Se ele não for simplesmente ótimo, todo o resto será prejudicado.

 2. Velocidade

Cada milissegundo que as páginas de seu site demoram para ser carregadas derruba sua taxa de acessos. A conta é simples: quanto mais demora, menos acessos. Enquanto o usuário espera as imagens de seu site serem exibidas, está olhando as páginas do seu concorrente. Se não for rápido, você dá chance pro azar.

Hoje, quando um usuário procura por um termo qualquer na internet, abre diversas abas em seu navegador para avaliar os sites possíveis. Por isso o seu precisa ser veloz o suficiente para carregar enquanto outros estão sendo abertos também.

 Dica: Existem ferramentas que podem medir a velocidade de seu site (e sua adaptabilidade aos dispositivos móveis) como o Google Speed Insights. Basta colocar a url do site da sua empresa lá e ter acesso a uma análise (simples, mas boa) de seu desempenho.

Se você precisar sacrificar um pouco do seu design em função da velocidade: faça! A velocidade é fundamental para você continuar no jogo. Se não, o usuário clica no X da sua aba no navegador - e aí já era!

 3. Experiência do Usuário

A maneira como o usuário navega por seu site faz toda a diferença nas taxas de sucesso das suas iniciativas de marketing digital. Você deve se responder a duas perguntas básicas:

- O que eu quero que o usuário faça no meu site?
- É possível fazer isso com facilidade?

Distribua com inteligência as páginas de seu site. Produtos devem ser exibidos sempre em categorias, para facilitar a navegação. Uma barra simples de busca pode ajudar também. Alguns itens são básicos:

* Comece pelo menu superior: que itens são os mais relevantes? Empresa, produtos e blog? Ou empresa, produtos e contato?

*Coloque os dados de contato (fone, endereço, e-mail) no rodapé do site. Acabou virando um padrão da internet, e facilita a vida do usuário que quer apenas ligar pra você.

*Disponibilize formulários de contato, para que o usuário possa em poucas linhas falar com você. Dica: além das informações básicas (nome, fone, e-mail e mensagem), insira uma pergunta em seu formulário para lhe ajudar a saber mais sobre seu cliente em potencial.

 Respeite a taxa de atenção

Quando você precisa olhar para uma tela com 2 itens, sua taxa de atenção é 2:1 (dois objetos sendo vistos por uma pessoa). Ou seja, quanto mais itens na tela, menor é a taxa de atenção - e o usuário pode se perder e não fazer aquilo que você quer que ele faça.

Procure usar o design com inteligência, de modo que poucos itens ocupem a tela do seu usuário por vez. Assim você aumentará suas chances de que um acesso se transforme em uma venda.

4. Conversão

Converter significa tomar uma ação. Ou seja, clicar em um botão, preencher um formulário, baixar um e-book. Seu site deve ser pensado a partir das conversões.

 Perguntas-chave para otimizar as conversões:

*Existem botões simples para o usuário converter?

* Os botões para ação estão acompanhados de uma CTA (call-to-action: chamada para ação - texto que reforça porque clicar é importante).

* Meus formulários proporcionam preenchimento rápido?

* As páginas de meu site induzem/ajudam o usuário a converter?

A conversão é o nosso objetivo. Todo o site deve ser pensado para ajudar o usuário a fazer aquilo que sua empresa gostaria: entrar em contato, fechar uma venda, etc.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

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