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Você está escrevendo para quem?

Operacao Sufoca      sexta-feira, 22 de setembro de 2017

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Você está escrevendo para quem?

Cada vez mais empresas têm buscado a produção de conteúdo e o inbound marketing como estratégias para alcançar mais clientes e converter em mais vendas. Se esse também é o seu caso, sabe muito bem que ter um ótimo trabalho de SEO e uma produção de conteúdo de qualidade é fundamental para chegar lá.

Muitos acreditam que o ideal é escrever um texto para o Google, mesclando mil palavras chave com muitos hiperlinks e demais estratégias de SEO. Porém, seu conteúdo não deve ser feito pensando apenas em ranqueamento e voltado apenas para "agradar" os robôs do Google.

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Os conteúdos atualmente

Hoje em dia é muito comum que sites publiquem textos praticamente automatizados, lotados de palavras-chave e com conteúdo extremamente raso, tendo como foco exclusivo os mecanismos de busca. Nem é preciso dizer o quão errado isso é, não é mesmo? Afinal, quem vai consumir aquele conteúdo e será impactado por ele é o seu público-alvo - não o robozinho do Google!

De nada adianta estar em primeiro nas buscas se o seu usuário se frustrar e não ter as necessidades atendidas quando entrar no seu site e ler aquele seu texto genérico, igual a tantos outros encontrados na internet. Isso sem falar que, com as recorrentes atualizações, o Google tende a valorizar o que valoriza o usuário: dá mais destaque a sites otimizados, rápidos e com conteúdo de qualidade. É por esse motivo que você precisa ter sempre o seu usuário como foco do trabalho!


O usuário e suas necessidades

Se você já tem alguma experiência com marketing digital e gosta de saber sempre mais sobre a área, com certeza já leu VÁRIAS VEZES que o primeiro passo dentro de qualquer estratégia é definir um público-alvo. Ou, no mundo contemporâneo, suas personas.

Isso é essencial para você conhecer mais a fundo o seu usuário. Não apenas em relação à faixa etária, condição socioeconômica ou gênero. É preciso ir muito mais a fundo: conhecer os desejos, os objetivos, os desafios, como vive... É com essa bíblia de informações que você conseguirá entender o que e como comunicar. É com base nisso que você conseguirá definir toda sua estratégia de conteúdo: temas, linha editorial, tipo de material, etc.


O texto na prática

A primeira dica é: deixe de lado aquelas regras mecânicas que você já deve ter visto em artigos e ebooks na internet. Usar a palavra-chave "X" vezes durante o texto, usar "Y" variações para cauda longa, ter "N" palavras por parágrafo, escrever "Y" caracteres em determinado post... Tudo isso torna o seu conteúdo engessado, igual a outras dezenas de textos e direcionado apenas para o Google.
 

A segunda dica é: seja o mais natural possível e crie um diálogo com o seu usuário. Ao escrever seu texto, coloque-se no lugar do seu futuro leitor/público-alvo e pense consigo mesmo:

Esse conteúdo me seduziria? Ficaria empolgado com ele?
É um texto atrativo? Que dá vontade de ler até o fim?
Está tudo bem explicado e tira todas as minhas dúvidas?
Eu indicaria para um amigo e compartilharia nas redes sociais?
Se as respostas forem positivas, você está no caminho certo. Caso contrário... tente aprimorar a sua escrita e torná-la mais humana e voltada para a sua persona. Pode ser que ainda esteja mais mecânica do que deveria ou muito voltada ao que você acha bom - não o seu público.

O segredo é fazer um texto leve e que pareça uma conversa mesmo, sempre prendendo seu leitor e trazendo coisas relevantes/interessantes para ele.

A terceira dica é: fique sempre de olho nas métricas e na repercussão dos seus conteúdos. Só assim, analisando os resultados, você saberá se realmente está no caminho certo e fazendo materiais certeiros.

Porque, apesar de estar produzindo textos mais pessoais e direcionados às personas, talvez ainda falte fazer um ou outro ajuste para que a sua estratégia bombe de vez!

Por isso, veja porque um post "X" teve melhor desempenho que um post "Y" - tanto em termos de tráfego quanto em engajamento e conversões. Assim, identificando esses fatores, você conseguirá otimizar os demais conteúdos e melhorar a performance.

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