google.com, pub-7558991128014188, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Porque sua empresa deve promover webinários?

DM Mídia      segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Porque sua empresa deve promover webinários?

Webinar é um tipo de webconferência no qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa se expressa e as outras assistem.  A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante. O nome vem de uma abreviação de web-based seminar (em português, seminário baseado em rede).

Para saber como tornar o webinar uma estratégia eficaz para sua empresa, continue lendo este artigo!

Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Para que serve o webinar?

É utilizado para fazer demonstração de produtos ou serviços. É uma forma de comunicação e geralmente são transmitidos ao vivo, como uma webconferência, com um tema específico. As pessoas que assistem podem se comunicar via chat, possibilitando fazer perguntas ao vivo.
Se a sua empresa trabalha com marketing digital, essa maneira de comunicação ajudará vender seu produto ou serviço de forma mais rápida e consistente.

Como funciona um Webinar?

O fundamento do webinar é alguém ministrar uma palestra online através de uma plataforma que sua empresa achar melhor e que tenha recursos como, de comentários para interagir com os internautas e um botão de compra, para possíveis clientes.

A principal vantagem do webinário é sua acessibilidade, restrita apenas a quem possui uma conexão com a internet, porém sem a necessidade de estar matriculado em um curso, trabalhar em uma empresa que apresente um determinado conteúdo. Além disso, não é necessário se deslocar de casa e, em maioria, os webinários ficam disponíveis para serem assistidos mesmo que não consiga acessá-lo a tempo. Nesses casos, apenas sua participação que fica restrita, já que estamos falando de uma transmissão gravada.

Outro ponto positivo em relação à sua acessibilidade é que os webinários podem ser de quaisquer assuntos, além de também poderem ser gratuitos ou pagos, dependendo apenas de quem passará o conteúdo. Um webinário pode ser uma apresentação de ideias, debates – já que normalmente possuem um chat vinculado em tempo real -, ou apenas com objetivo de instruir o aluno em alguma atividade ou teoria.

Principais características de um webinário

Apesar de sua grande abrangência, a maioria dos webinários contam com algumas características em comum. Confira algumas delas na lista abaixo:

Webinários são feitos em vídeo 

O padrão é que o webinário seja apresentado em vídeo, com elementos visuais e auditivos. Saber como utilizá-los de maneira que ensine e entretenha são algumas das chaves para o sucesso da apresentação;

Nem sempre o apresentador será o foco

Embora o padrão seja que o apresentador possa ser visto durante o webinário, muitas destas apresentações online também aproveitam o espaço visual, trocando o apresentador por slides ou até mesmo compartilhamento de tela no computador. O último, inclusive, é muito usado quando o webinário procura ensinar algum tipo de atividade feita nos PCs, como formatação de disco ou utilização de redes sociais. Vale salientar que também é possível uma combinação de ambos;

A maioria dos webinários são ao vivo 

Assim como uma transmissão ao vivo, os webinários tem dia e hora para começar e, dependendo, até mesmo para terminar. Também existem webinários pré-gravados e automáticos e variantes nas quais, mesmo que seja pré-gravado, o apresentador do conteúdo pode responder a questões no chat e interagir com o público;

A maioria dos webinários segue uma estrutura específica

O padrão de um webinário com pouco mais de uma hora de duração normalmente é separado por 5 a 10 minutos de introdução; entre 45 e 60 minutos da apresentação do conteúdo em si e 15 minutos para perguntas e respostas, junto às considerações finais.

Por que investir em um?

Seja sua intenção transmitir o que conhece ou de melhorar seus conhecimentos em uma área, webinários são ferramentas úteis para ambos os lados. Para quem procura aprender um conhecimento em específico, o webinário é uma excelente maneira de aprendizado, já que na maioria das vezes poderá tirar suas dúvidas instantaneamente – o que não acontece em um curso online, por exemplo -.

Para quem está apresentando, os webinários são úteis em diversos níveis. O primeiro é que seus alunos estarão em contato direto, ou seja, é possível que se sintam movidos pelo seu conteúdo a adquirir algum tipo de produto que queira vender.

Comentários