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O que é a taxa de engajamento?

DM Mídia      quarta-feira, 13 de setembro de 2017

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O que é a taxa de engajamento?

Ter uma loja cheia de pessoas, mas com poucas vendas, não adianta muito para uma empresa. O mesmo vale para as mídias sociais, onde possuir muitos seguidores não gera retorno se não houver interação e envolvimento com os usuários. Pensando nisto, trouxemos este artigo com informações sobre engajamento e alcance.

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O engajamento

O ato de curtir ou seguir uma página pouco tem interferência em relação ao engajamento. O chamado alcance orgânico de FanPages, aquele que se refere a quantas pessoas você pode atingir gratuitamente, é relativamente pequeno. Por isso, vale a pena estar sempre atento à impulsionamentos e anúncios pagos.

Quais os diferentes tipos de interação no Facebook?

Curtidas

Elas representam o nível mais básico de interação e por si só não caracterizam um nível de engajamento preciso. Há ali um sinal de aprovação, mas nada mais que isso. É melhor do que o usuário visualizar e não esboçar nenhuma interação, porém ele pode não se sentir estimulado o suficiente para comentar ou compartilhar.

Comentários

Diferentemente das curtidas, os comentários estão em um nível de engajamento maior. Aqui as pessoas estão dispostas a pensar mais e expressar suas opiniões. Isso pode ser gerado por um maior envolvimento com a página ou pelo tema da postagem ser instigante aos seguidores.

A medição também é mais precisa, pois o teor dos comentários pode ser qualificado. Dúvidas, sugestões, críticas, interesses, elogios e reclamações são só alguns exemplos dos tipos de participações que podem ser recebidas.

Compartilhamentos

O papel dos compartilhamentos na avaliação do engajamento no Facebook é tão importante quanto o dos comentários. O fã que se sente envolvido com aquela publicação pensa que seus próprios amigos e seguidores aprovarão aquele conteúdo. Além do mais, é uma maneira dele se posicionar em relação a algum assunto ou recomendar e propagar as informações contidas na publicação.

Como medir o engajamento?

Definir o nível de engajamento dos fãs com a FanPage da empresa deve ir mais além que uma análise quantitativa. É preciso ter em mente que engajar é mais do que contar curtidas, comentários, compartilhamentos e menções. Deve-se levar em conta outros fatores como envolvimento, influência, proximidade, o contexto e o conteúdo das ações e reações do público.

Ter 100 comentários em um post é legal, mas não adiantará muito se 25 deles forem spams ou usuários marcando outros perfis que não participam. Nem todas as respostas dos seguidores indicarão alguma direção em seus sentimentos, atitudes e opiniões.

Existem diferentes fórmulas para calcular a taxa de engajamento. No geral elas propõem uma divisão entre o total de interações dos seguidores (curtidas, comentários e compartilhamentos) pelo número de fãs.

Mas em todo caso é importante definir parâmetros que sirvam para estabelecer métricas de engajamento. O ideal é entender cada tipo de interação isoladamente, pois o ato de compartilhar, por exemplo, pode possuir representatividades diferentes para cada pessoa.

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