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Landing pages e sua importância

DM Mídia      segunda-feira, 31 de julho de 2017

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Landing pages e sua importância

Você já ouviu falar sobre landing pages, ou páginas de captura? Elas são uma fração das estratégias de marketing digital mais assertivas e impactantes. Responsáveis pela captação de leads (clientes em potencial), as landing pages possuem diversas características que as tornam extremamente assertivas para as estratégias de marketing de uma empresa. Pensando nisto, trouxemos tudo sobre landing pages neste artigo!

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O que é?

‘Landing Page’, ou ainda ‘Página de Captura’, é uma página completamente voltada para a obtenção de informações e/ou dados de  um internauta/lead. Ela basicamente é totalmente e unicamente estruturada para um determinado propósito. A landing Page pode ser usada tanto para uma venda, quanto para análises e métricas. Este termo é muito usado pelos profissionais de marketing de busca e SEO. A Landing page é otimizada estrategicamente para vender um produto ou serviço, o seu conteúdo é confeccionado em forma de funil, que direciona o usuário para uma outra página final, onde o usuário efetuará uma compra ou assinará um serviço.

Funções

A landing Page pode ter infinitas possibilidades. Porém, as mais comuns (e as mais utilizadas no marketing) são duas, a geração de cliques e a geração de leads.

Gerar clique

A landing Page para gerar cliques é geralmente utilizada como uma introdução. Ela será a primeira página que o cliente verá ao acessar determinado site, e esta página pode ter alguma informação crucial acerta do site em questão. Ao clicar para ser redirecionado, o clique será salvo nas análises da landing Page.

Ou seja, a landing page fornece apenas algum tipo de publicidade ou conteúdo de baixa relevância, fazendo com que o usuário tenha que clicar em algum botão de ação para ir para outra tela.

Gerar lead

Um lead é um cliente em potencial. Logo, a landing Page para esta finalidade deverá ser uma maneira de capturar informações e dados deste cliente. Ela geralmente é voltada para a obtenção de algo que seja atrativo para o cliente, como um e-book ou checklist. Logo, funciona como uma ‘moeda de troca’: a landing Page irá captar os dados do cliente e o  mesmo receberá o conteúdo de maneira gratuita.

Quando o visitante faz essa troca com a sua marca, ele deixa de ser um mero usuário para se tornar um lead.

Benefícios

Dentre os benefícios da landing Page, o mais forte são as conversões. Elas são responsáveis por fazer um cliente em potencial tornar-se de fato um cliente. Ela faz com que um usuário simples tome conhecimento do seu negócio, produto ou serviço. Através da landing Page, você terá as informações necessárias para contatar um possível cliente e fazer com que ele obtenha seus produtos ou serviços.

Além disso, a landing Page fornece dados vitais para entender o que mais funciona – e o que não funciona tanto assim – em suas estratégias de marketing digital. Assim, delimitar vantagens e desvantagens nas estratégias farão com que sua empresa consiga identificar o que  mais funciona para atrair mais clientes.

Estrutura

A estrutura de uma landing Page deve ser bem delimitada para que ela seja efetiva. Sendo assim, sua estrutura padrão e  mecanismos devem ser respeitados para que a landing Page seja efetiva e assertiva.

Título

O título deve ser o mais detalhado possível, para que o cliente possa de cara entender do que se trata. Cuide para que o internauta tenha as informações mais relevantes sobre o que você tem a oferecer com aquela lading Page para que as conversões sejam, de fato, realizadas.

Conteúdo

O conteúdo não pode permitir que o cliente se distraia. O conteúdo deve apresentar cores agradáveis, linguagem direta e clara. A landing Page não pode conter nenhuma informação que não tenha a ver com o que está sendo proposto, para que o cliente em potencial tenha sua atenção desviada do processo.

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Call to action

As call to action são, nada mais, que chamadas para uma ação. Use e abuse de ordens como ‘se inscreva’, ‘baixe já’, ‘cadastre-se agora mesmo’. As call to action servem para nortear o cliente quanto ao que é melhor para ele, auxiliando-o a tomar a decisão correta.

Quando usar?

Existem situações específicas que você deve usar as landing pages. São elas: criação de lista, propagação de ofertas e novos produtos, e análises de resultados.

Lista

A criação de uma lista de e-mails de clientes em potencial é muito  importante, uma vez que você irá nutrir essa lista para que possa propagar e-mails marketing e newsletter, a fim de fortalecer o relacionamento com o cliente, em busca de estratégias para realizar vendas quando o mesmo já souber tudo o que sua empresa pode oferecer.

Ofertas e produtos

Se você está investindo em posts patrocinados no Facebook ou em campanhas de adwords para anunciar um determinado produto ou serviço, enviar os cliques desses anúncios para uma landing page pode ser algo mais eficaz do que enviá-los para uma página comum do seu site. Assim o processo fica mais rápido e simples, e o cliente pode facilmente obter seus serviços sem distrações.

Análises

Capaz de converter usuários em leads e de apresentar dados relevantes sobre o desempenho do seu negócio na internet, a landing page é uma excelente ferramenta para qualquer negócio que esteja interessado em mensurar seus resultados. 

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