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Erros que sua empresa está cometendo nas redes sociais

DM MÍdia      terça-feira, 29 de agosto de 2017

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Erros que sua empresa está cometendo nas redes sociais

Não basta apenas estar nas redes sociais. É importante ter páginas atualizadas com conteúdo de qualidade e saber se relacionar com os seguidores. As redes sociais chegaram para revolucionar os métodos de fazer negócios. Elas buscam estabelecer relacionamento com o cliente para só então realizar a venda.

Como todos já sabem, as redes podem gerar muitos resultados positivos em estratégias de marketing digital e para alcançar potenciais clientes. No entanto, há alguns erros comuns que empresas que possuem pouca instrução podem cometer, impactando de forma negativa a imagem da sua empresa diante dos públicos e você deve estar muito atento a isso. Na internet, um print de um conteúdo ou uma resposta mal interpretada pode destruir uma reputação.

Pensando nisto, trouxemos os erros mais comuns de empresas nas redes sociais. Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Ter um conteúdo desatualizado ou abandonar a página

Pode parecer estranho no primeiro momento, mas ter um conteúdo desatualizado ou abandonar uma página no Facebook ou em qualquer outra rede, é pior do que simplesmente não ter presença nestas plataformas. E por quê? Páginas nestas situações geram uma imagem negativa para potenciais clientes.

E se você pensa que as redes sociais servem apenas para vender, você está muito enganado! Estar presente na internet pode trazer diversos benefícios para sua empresa como estreitar a comunicação com seu público-alvo, acompanhar tendências dos segmentos de mercado e atingir novos clientes.

Comece a produzir conteúdos novos e relevantes para os seus seguidores e prepara-se para ver mudanças nas taxas de engajamento e de conversão.

Ignorar comentários

Veja o que seus seguidores estão falando sobre a sua marca. E quando receber algum elogio ou crítica nos comentários ou por mensagem, responda! Muitas crises nas redes sociais acontecem quando as marcas não respondem rapidamente.

Seja educado, e principalmente fuja de respostas padronizadas. Se for necessário resolver algum problema, solicite para o seguidor enviar uma mensagem por inbox ou envie um telefone para contato.

Comentários não respondidos impactam diretamente a imagem e a credibilidade da sua marca! Faça um monitoramento diário de todas as redes sociais e descubra formas de melhorar ainda mais os seus produtos e serviços.

Não analisar métricas

Quais conteúdos geram uma taxa alta de engajamento? O que mais atrai o seu público? Qual o melhor horário para as publicações? Comece a usar de forma inteligente os relatórios disponíveis nas redes sociais e melhore cada vez mais a qualidade das suas publicações.

Falta de planejamento

Pensar de forma estratégica ao desenvolver um cronograma de conteúdo é fundamental para atingir de forma certeira seu público-alvo. A falta de planejamento pode gerar publicações com temas repetidos ou sem qualidade! Faça um cronograma com os dias e horários dos posts. Mas ao mesmo tempo, fique atento com tudo que acontece no Brasil e no mundo.

Excluir comentários negativos

Clássico dos clássicos. E atire a primeira pedra quem nunca pensou em excluir um comentário que incomodava. Porém, excluir um comentário negativo, só pode piorar a situação. A pessoa que fez o comentário pode se irritar e levar a reclamação para outros meios, como o Reclame Aqui, fazer uma publicação no próprio perfil, ou até fazer um vídeo que viraliza e destrói por completo sua reputação. O ideal é responder com educação, mostrar para outras pessoas que lerem o comentário que você se preocupa em responder e levar a conversa para um meio mais privado como o “inbox”, e-mail ou ligação.

Não adequar a linguagem

Outro erro comum e que peca na hora de alinhar a comunicação com o público. Não é porque a internet permite uma linguagem informal que você também pode adotar gírias e abreviações ao falar com seus clientes nas redes sociais. Muitas empresas se esquecem de pontuar palavras e frases, e pior, tentam usar memes da moda, simplesmente porque estão na moda, mas que não se adequam em nada com o público. Se você não está falando a mesma língua que seus clientes, eles certamente não estão te entendendo.

Imagens sem qualidade

Por mais inacreditável que pareça, várias empresas utilizam seu próprio logotipo como foto principal, porém, sem qualidade. Também acontece com peças de campanhas ou imagens que ilustram um conteúdo. Lembre-se que o visual conta muito na internet e a qualidade das imagens é levada em consideração, até mesmo para transmitir profissionalismo e credibilidade. Imagens sem qualidade é inadmissível!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

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