google.com, pub-7558991128014188, DIRECT, f08c47fec0942fa0

5 dicas para colocar ideias em prática

DM Mídia      segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

5 dicas para colocar ideias em prática

Empreendedor constantemente tem insights e grandes idéias para aplicar em seus negócios. Muitas vezes, tais idéias podem tornar-se um diferencial para a empresa, sendo responsáveis por mais resultados e maior alcance de público. Contudo, com grande parte do mercado brasileiro em crise financeira, pode ser difícil encontrar meios e momentos oportunos para colocar as idéias em prática.

Pensando nisto, trouxemos 5 dicas para colocar idéias em prática! Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

1. Amadurecimento da ideia

Uma ideia pode surgir de maneira aleatória, ou após alguma situação vivenciada. Ideias geralmente surgem de maneira genérica, e precisam ser amadurecidas. Busque sempre ter algo próximo para anotar quando uma ideia surgir – seja em um papel, seja no telefone -, mas nunca descarte nada. Uma ideia pode se tornar um grande plano de ação caso seja amadurecida.

Pegue a ideia inicial e esmiúce de maneira segmentada: o que é esta ideia? O que ela pode fazer pelo seu negócio? Sua empresa dispõe de estrutura para colocar esta ideia em prática? Qual caminho você pode percorrer para alcançá-la? Estas perguntas são o pontapé inicial para amadurecer tais ideias e torná-las planos assertivos.

2. Conhecer o mercado

O segundo passo é avaliar se já existe algo parecido no mercado. Caso a resposta seja negativa, você deve pesquisar se há a procura por isto no mercado, se o mercado é propício para isto e se há um público-alvo para esta ideia. Se já existe algo no segmento da ideia em prática, você deve buscar diferenciais na sua ideia que destaque-o da concorrência. O importante é avaliar se a ideia vale a pena, para que não hajam desperdícios de verba.

3. Buscar conhecimento

Se a sua ideia não abrange o seu ramo de atuação atual, busque conhecimento! Atualmente, existem diversos cursos (online e presenciais), sobre os mais diversos assuntos. Pesquise, estude, coloque seu conhecimento em prática! Não adianta tentar aplicar sua ideia sem conhecer de maneira minuciosa o tema que ela está embasada.

4. Plano de ação

Bastante utilizado nas empresas para atingir metas, o plano de ação também será útil para que você torne realidade aquela grande ideia ou o projeto com que tanto sonha ou até mesmo para que algumas tarefas possam ser desempenhadas de maneira mais organizada no seu dia a dia.

Logo, o plano de ação é um trunfo muito importante: trace metas, objetivos, prazos, gastos e tudo o que é referente à aplicação de sua ideia na prática. Assim, você se resguarda de possíveis desencontros e problemas futuros – quanto mais bem planejado, menos problemas você terá na aplicação de seu projeto.

5. Comece rápido

Existe um ditado que diz “se você esperar a ocasião perfeita para tudo, você nunca irá fazer nada”. E isso é fato! Nunca espere a oportunidade perfeita para aplicar suas ideis. Comece com o que você tem, dê o pontapé inicial com os recursos que você dispõe e todo o resto irá ocorrer de maneira gradual. Não postergue seus objetivos, dê início o quanto antes e todo o resto irá fluir com o passar do tempo. 

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Comentários