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3 dicas vitais para fidelizar clientes

DM Mídia      sexta-feira, 4 de agosto de 2017

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3 dicas vitais para fidelizar clientes

Em tempos de crise, a fidelização de clientes é algo que se faz extremamente necessário. O princípio da fidelização do cliente visa estabelecer uma relação harmônica e receptiva entre empresa e consumidor, a ponto de em todas as vezes que o mesmo precisar de serviços ou produtos que sua empresa oferece, não haja dúvidas no cliente. Isto vale também para o marketing boca a boca e indicações, que serão totalmente naturais para o cliente.

Mas você sabe de fato como fazê-lo? Independente do seu segmento, é possível fidelizar clientes de maneira efetiva com passos simples, porém muito importantes. Pensando nisso, trouxemos dicas vitais para fidelizar clientes.

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1. Informação

A informação é o pontapé inicial para a fidelização de clientes. É necessário não criar a necessidade no cliente, mas estar a postos quando ele precisar de seu produto ou serviço. O principio da fidelização começa quando o cliente procura por algo que você possui e sua empresa se prontifica a sanar toda e qualquer dúvida do cliente. Forneça todas as informações pertinentes sobre as necessidades do cliente e o que você tem a oferecer. Mostre sempre, deixando claro, o que o seu produto ou serviço vai melhorar na vida dele. Faça comparações, demonstre, valide seu serviço com depoimentos e etc. O primeiro passo é não permitir que o cliente tenha nenhuma dúvida – ao notar que você está disposto a ajudá-lo, haverá uma confiança natural.  

Como fazer?: Deixe seu site o mais completo possível, redes sociais bem atualizadas, canais de comunicação assertivos. Informe o cliente o máximo possível.

2. Cuidado com o cliente

Atualmente, mais do que somente fechar negócio, é necessário mostrar para o cliente que você se importa. Por isto, ofereça conteúdo relevante, brindes, descontos e afins – tudo para deixá-lo a vontade com a escolha de optar pela sua empresa. O máximo de atenção que você puder dar para o cliente nessa etapa pode ser crucial, pois estabelecer relacionamento com o cliente é algo muito mais importante que vender, de fato.

Como fazer?: Crie checklists, PDF’s, webnars, passo-a-passo, vídeos interativos e derivados. Entregue informação e conteúdo relevante para o cliente, e a lei da reciprocidade será despertada.

3. Pós-Venda

O pós venda é o fechamento de todos os outros procedimentos. Nele, você mostrará para o cliente que oferece todo o suporte necessário mesmo após o fechamento do negócio. O pós venda fomenta o posicionamento de sua empresa em preocupar-se com o bem estar e satisfação do cliente. Mesmo se o mesmo não possuir nenhuma dúvida quanto o produto ou serviço, é necessário que você mostre que, independente de qualquer situação, sua empresa está disposta a atendê-lo.

Como fazer?: Ligue para o cliente, mande um e-mail. Pergunte o que ele achou do produto ou serviço prestado, peça um feedback. Além de contribuir para seu crescimento, você também poderá mostrar que se importa com o cliente.

Após todos esses passos, as chances de um cliente tornar-se fiel à sua empresa são muito maiores. Deseja saber mais sobre fidelização de clientes? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

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